Texto porLudmilla Rossi
Santos

Lançamento do livro Acadêmicas em Santos

Acontece em Santos lançamento da primeira tradução do latim para o português, do livro Acadêmicas, escrito pelo filósofo e orador romano Marco Túlio Cícero (106 a.C. – 43 a.C.).  O evento será 18 de maio de 2013, sábado, 18 horas, na Nova Acrópole, e conta com a presença do tradutor, professor José Rodrigues Seabra Filho, livre-docente do Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas da FFLCH – USP, que ministrará a conferência “A Tradição Filosófica Latina: Cícero”, e dará autógrafos.

OBRA INÉDITA DO FILÓSOFO ROMANO CÍCERO SOBRE A « TEORIA DO CONHECIMENTO » É TEMA DE CONFERÊNCIA E AUTÓGRAFOS DO TRADUTOR. (Edições Nova Acrópole, 412 páginas, R$ 37).

Academica, é a principal obra filosófico-teórica de Cícero, que versa sobre um tema originário das antigas correntes filosóficas gregas: a Teoria do Conhecimento. As Acadêmicas tratam de como a mente adquire conhecimento, de como o homem pode dar ou não seu assentimento ao que lhe aparece. Cícero apresenta os conflitos que dividiam as duas Academias: a antiga, dirigida pelos discípulos de Platão; e a Nova, iniciada por Arcésilas. Analisa-se a questão das percepções, de como a mente as adquire e de como se porta em relação à realidade do mundo exterior.

Recomenda-se fazer reserva; vagas limitadas.
Mais informações: [email protected] ou (13) 9657-1995 / 9657-2394.