Texto porJuicy Santos
Santos

Um dia em Aparecida do Norte!

Há locais que, independente de sua religião, possuem uma energia e uma aura diferente. A Basílica de Aparecida do Norte é um deles.

aparecida do norte

Adiei este passeio por bastante tempo simplesmente por não achar que sou religiosa o suficiente para passar um dia inteiro por lá. Por isso, só por conta de outro compromisso perto do local, é que acabei tendo a oportunidade de matar minha curiosidade.

Distante 250 km de Santos, a cidade de Aparecida do Norte fica próxima à São José dos Campos e Guaratinguetá. Pros santistas pode ser um bate-volta cansativo. Portanto, pode ser uma opção de parada pra quem vai a outra compromisso perto, quem sabe Campos do Jordão!

aparecida do norte

Antes de chegar à cidade você já consegue avistar a Basílica. O tamanho já impressiona quem passa pela estrada. De perto então, é grandiosa!

Fui num dia tranquilo, sem trânsito, com espaço para os carros estacionarem tranquilamente, e as pessoas andarem sem aqueles empurra-empurra que eu temia encontrar. Confesso que ver as imagens de superlotação dos dias de festa me assustavam. Por isso, escolha uma data menos concorrida pra que você consiga aproveitar bem o passeio.

aparecida do norte

A cidade cresceu em torno da Basílica (da velha, que alias fica próxima a esta nova) e vive do turismo religioso.

Fui presenciando imagens lindas, merecidas de muitas fotos, à medida que fui me aproximando. Era como andar de encontro a um gigante.

aparecida do norte

aparecida do norte

Por dentro a Basílica não me pareceu tão grande. Em formato de cruz, o altar fica no meio da nave. O que faz você conseguir ver a celebração de praticamente qualquer lugar que esteja.

99% das pessoas ali estavam maravilhadas. A beleza do lugar é fantástica. Diferentemente das grandes igrejas europeias a Basílica de Aparecida do Norte não ostenta toneladas de ouro. Só o altar onde está a imagem original de Nossa Senhora de Aparecida é dourado (e não sei se feito mesmo de ouro):

aparecida do norte

Andei por ali um tempo. Sentei, apreciei, rezei. Antes de ir embora desci ao subsolo pra comprar uma vela. Qual não foi minha surpresa ao ver a quantidade de velas, de todos os tamanhos e formatos, disponíveis. Em forma de pedaços do corpo ou de tamanhos de pessoas reais, as velas são objetos de promessas de muita gente:

aparecida do norte

aparecida do norte

Chega a ser um pouco freak, mas dá uma ideia do que move a fé das pessoas.

De lá fui ao brecho que eles mantém com artigos doados pelos fiéis. A sessão de vestidos de noiva é a maior. Mulheres que encontraram sua alma gêmea e prometeram agradecer a graça alcançada, doam seus vestidos para que a Basílica os venda e reverta a verba para a caridade. Confesso que imaginei algo inusitado: uma figurinista de Nélson Rodrigues procurando vestidos pra uma de suas peças!

aparecida do norte

Pros amantes da fotografia a “locação” é sensacional. Ângulos, horizontes, detalhes, ali se tem de tudo. Adorei os murais, as pinturas e a sinalização da Basílica, toda feita de mensagens de ordem e paz:

aparecida do norte

aparecida do norte

aparecida do norte

E pra quem pensa que a Basílica, ou melhor, o Santuário Nacional Nossa Senhora Aparecida (veja o site) disponibiliza aos fiéis ligados em tecnologia, pedidos de bençãos via SMS. Eu não podia deixar de pedir a minha:

aparecida do norte

Pra aqueles que ainda não se convenceram, fica a dica de um passeio muito bacana, se não pela espiritualidade e energia em si, pela paisagem.

Boa viagem!