San Francisco: atravessar Golden Gate de bicicleta vale a pena

Foram quase 15 kilômetros (leia-se quase duas vezes a orla de Santos) para atravessar a ponte Golden Gate de bicicleta e ir até a belíssima cidade de Sausalito. Um dos melhores passeios turísticos que fiz até hoje, num dia lindo e cenário cinematográfico.

Vou colocar imagens que explicarão melhor além de comentários sobre a aventura.

Fotografando a Golden Gate

Pela manhã nós pegamos um táxi do SOMA até a Golden Gate. Explicamos CLARAMENTE para o taxista que queríamos ir até o Pier 41 alugar uma bicicleta. Como já tínhamos ido ao 39 sabíamos mais ou menos onde era. Corrigimos a rota do taxista várias vezes perguntando – “não tem que virar aqui?”. Enfim, o taxista (concluo que para fazer uma corrida maior) levou a gente até o observatório da ponte, sendo que lá não tem onde alugar bicicleta. Gastamos dinheiro à toa por causa da falta de clareza do cara, mas pelo menos rendeu boas fotos. Esse ponto, que é uma espécie de observatório da ponte é ideal para quem apenas quer fotografar a ponte e “dizer que foi”.

Observatório da Golden Gate

Mas não era o que a gente queria. A gente queria porque queria cruzar a ponte de bicicleta – e mesmo com o taxista atrasando nossa vida, demos um jeito de voltar pegando outro táxi. Infelizmente San Francisco não tem muuuuitos táxis na rua. Esperamos um pouco por um táxi que estava deixando turistas lá e “voltamos” até o Pier 41.

Cruzando a Golden Gate de bicicleta

Não imaginávamos que veríamos tanta coisa legal em apenas um dia. Por volta das 14h alugamos quatro biciletas na Blazing Saddles (Mason St) e a nossa meta era ir do Pier 41 em San Francisco, até Sausalito pela famosa Golden Gate – cidadezinha pequena, próxima e ultra charmosa.

O primeiro passo foi alugar a bike. Depois dos devidos processos burocráticos, capacete e ajustes nós partimos. O caminho é pela orla de San Francisco, algumas vezes pela rua, outras pela ciclovia (na maior parte do caminho). Super tranquilo mesmo nos trechinhos de rua devido ao grau de civilidade das pessoas.

Alugando as bicicletas na Blazing Saddles.

No caminho há super populações de turistas, gaivotas e artistas de rua.

Para quem adora fotografia o passeio é repleto de “cenas surpresa”.

Pedalando de casaco pela Golden Gate

Único lugar onde pedalei de camisa social e casaco 3/4 sem sentir calor = cena impossível de imaginar em Santos.

Antes de atravessar a ponte

Nesse trecho as subidas ainda nem começaram e a gente tinha andado bastante. Mais ou menos nessa altura também existem banheiros públicos (gratuitos e relativamente limpos), mesinhas para o povo descansar e lugares para preender a bicicleta.

Subindo – o desafio tava começando a ficar maior…

Quase lá…

 

Em cima da ponte…

Vista impagável!

Embaixo da ponte.

Vista mágica de Alcatraz!

Do outro lado da ponte…

E no pier do outro lado da ponte, estava um leão marinho livre, nadando, fazendo graça e mendigando o resto dos pescadores… LINDO! Olha essa cara fofa!

Depois de uma longa jornada pela ponte pegamos uma estradinha que nos levaria até Sausalito. Algumas subidas e descidas cansativinhas mas que não matam ninguém, afinal a gente já devia estar pedalando a umas três horas (incluindo as pausas para fotografar). Só a ponte tem quase três kilometrôs.

Sausalito parece um “Guarujá vintage“, cheio de lojinhas, bares e restaurantezinhos fofos. Inclui praias particulares, casinhas de madeira a beira-mar e piers onde é possível com sorte encontrar pelicanos e mais leões-marinhos. Para quem adora vê-los no Aquário de Santos, vê-los no oceano é MÁGICO.

Voltamos de barco (as bicicletas vão juntas e precisam ser devolvidas no mesmo ponto) – o chato foi que não conseguimos ficar muito tempo em Sausalito. Os últimos Ferrys saem äs 6:10 e 7:20 da noite, e tínhamos que devolver as bicicletas…

Gastamos no total U$ 50 (por pessoa) para ficar com as bikes de 14h ás 19:30h, já incluindo o Ferry de retorno (aproximadamente 10 dólares). Existem outras empresas de aluguel de bike como a Bike and Roll por exemplo, mas não sei os valores.

O passeio foi mágico e quero muito repetir a dose! Atravessar Golden Gate de bicicleta vale a pena <3