Texto porFlávia Saad
Santos (SP)

Lar das Moças Cegas de Santos completa 70 anos

Há 70 anos, deficientes visuais de Santos e região têm uma grande referência: o Lar das Moças Cegas.

A entidade comemora amanhã (18 de abril) sete décadas de dedicação à reabilitação e inclusão dessas pessoas.

Lar das Moças Cegas de Santos completa 70 anos

Para celebrar os 70 anos de fundação, será reinaugurado às 10 horas o novo Salão de Festas, que passou por uma grande reforma e agora comporta cerca de 600 pessoas, seguido de um tradicional “Café da Manhã Cinco Estrelas”, oferecido aos alunos, voluntários e colaboradores. À noite, acontece uma cerimônia fechada apenas para convidados.

A instituição nasceu como um núcleo vinculado ao Instituto Profissional Paulista para Cegas de São Paulo e atendia inicialmente 5 moças cegas marginalizadas, com a proposta de educá-las e integrá-las a sociedade. Mais tarde, o lar desvinculou-se do instituto e virou um órgão independente com a finalidade de tratar interesses sociais e educacionais das mulheres cegas da região.

Atualmente, a entidade tem cerca de 200 alunos de ambos os sexos e de todas as idades, oferecendo a eles atividades esportivas, educacionais e de reabilitação, além de tratamento terapêutico e psicológico. Também atende cerca de 400 pacientes no serviço de Baixa Visão.

O LMC foi a primeira instituição para deficientes visuais no Brasil a conquistar o Selo de Qualidade ISO 9001:2008.

A Sede Administrativa e de atendimento fica na na Av. Ana Costa, 198, Encruzilhada. Mais informações pelo telefone (13) 3226-2760.