Especial Campos do Jordão – Inverno 2013

Campos do Jordão é sinônimo de inverno, muito frio, chocolate quente e status. É o lugar para ver e ser visto. Estas e outras razões fazem o santista ser fã de carteirinha dessa cidade.

inverno em campos do jordão

Com população de 48 mil habitantes, a cidade mais alta do Brasil (são 1628 metros de altitude!) chega a receber mais de 2 milhões de turistas durante a temporada de inverno, que inicia no feriado de Corpus Christi e termina na última semana de julho.

Pros turistas, Campos do Jordão se resume ao bairro do Capivari e suas adjacências onde estão localizados a maioria dos hotéis e restaurantes. A maioria das pessoas está tão afoita pra chegar no burburinho das ruas do centro que não reparam nas imensas favelas que proliferam nos morros da entrada da cidade.

Além de desconhecerem que Campos, fora da temporada, é uma cidade pacata, com habitantes muito (muito!) humildes, que passam frio, fome e muita necessidade, as pessoas também não sabem aproveitar tudo que a cidade têm a oferecer.

inverno em campos do jordão

Alias, poucas pessoas sabem que Campos do Jordão já foi uma cidade de isolamento, pra onde iam os doentes com tuberculose que procuravam tratamento médico e esconderijo.

Campos, pros íntimos, entrou na minha vida há muitos anos atrás. Meu melhor amigo comprou uma casa na cidade e tive a oportunidade de passar alguns finais de semana lá durante a temporada de inverno. Aproveitei muito as baladas e vivi momentos engraçados da minha adolescência.

Anos depois, morei lá por 3 meses a trabalho e conheci a Campos do Jordão fora do circuito do turista; o que me fez gostar ainda mais da cidade.

inverno em campos do jordão

O santista ocupa a 3ª posição em quantidade de turistas que visitam a cidade anualmente. Dá pra apelidarmos a cidade de Santos do Jordão! Agora que moro em Santos, entendo muito bem o porquê: é uma das nossas únicas oportunidades de vestir aquele casacão pesado. E de sentir realmente frio! Sim, porque o frio de Santos serve no máximo pra gente colocar uma blusinha de manga comprida, não é?

Em Campos, de maio a agosto as temperaturas podem ficar negativas. O frio dói no corpo e as roupas que a gente usa em Santos, não são suficientes, por isso, vá preparado! Se precisar comprar casaco lá vai pagar bem mais caro! A neve em si caiu pela última vez em 1966. Por causa do clima seco, as geadas são mais comuns e já fazem a alegria dos turistas ao deixar as árvores, ruas e carros todos branquinhos de gelo.

inverno em campos do jordão

O que dá mais charme ainda à cidade são suas construções em estilo alemão. Chalés, telhadinhos fofos, lugares charmosos não falta. Campos é também uma cidade muito romântica e palco de lua de mel de muitos casais. É o lugar perfeito pra sair da dieta e comer sem culpa tudo que possa deixar você aconchegado e … quente!

Foi pensando nisso que programamos posts especiais sobre o que fazer, onde se hospedar, onde comprar chocolate e onde comer em Campos do Jordão.

Acompanhe e aproveite a temporada de inverno na cidade mais fria de São Paulo.

campos do jordão