Texto porJuicy Santos
Santos

SESC comemora Dia do Circo com programação especial e gratuita

Para comemorar o Dia do Circo em 27 de março, o SESC Santos preparou uma programação recheada de atrações para o respeitável público da cidade, com espetáculos, intervenções, oficinas e uma noite de Picadeiro Livre. Tudo isso vai acontecer no Circo d’Areia, espaço democrático que tem o objetivo de aproximar o público das artes circenses, da alegria dos palhaços, da emoção das acrobacias e do colorido dos malabares.

dia do circo sesc santos

Confira a programação completa:

Dia 26/3 – terça-feira

Palhaço – vivência realizada pela Trupe Olho da Rua, grátis, em duas sessões, às 9  e às 14 horas. O encontro busca seguir o conceito de que toda criança possui o universo da brincadeira presente no seu cotidiano. A vivência de palhaço abarcará brincadeiras e jogos de improvisação que potencializam e aproximam a criança do universo circense, tendo o palhaço como símbolo maior da brincadeira.

O Homem Banda – às 16 horas, o espetáculo traz uma série de instrumentos, acordeão, chocalhos, bumbos e apitos, anuncia a chegada de uma banda. Só que uma banda diferente aparece: a banda de um homem só, formada por Maurolauropaulo, personagem que é um músico inventor que traduz sua terrível crise de personalidade através de uma parafernália repleta de sonoridades.

Dia 27/3 – quarta-feira

Dia do Circo – o dia começa com a aula livre de circo com o Grupo Os Phanthanas – Núcleo de Pathifarias Circenses. Serão duas sessões, às 9 e às 14 horas, em que serão apresentadas as técnicas circenses de base, como acrobacias de solo e malabares. Através de um viés artístico, a oficina envolve criatividade e a imaginação dos participantes, além de difundir e valorizar a arte circense.

Grupo The Pambazos Bros – às 16 horas, com suas “Intervenções Circo Cômicas”, os principais números do repertório do grupo desenvolvidos em 10 anos de trajetória. Têm como características essenciais o humor, a interação com o público e personagens inusitadas como Chico Chicote e o Coelho Transgênico (ganhador do 1º Festival de Humor do Uruguai), e os números Os Mexicanos (ganhador ProAC Números Circenses 2008), Siameses Sarlanga, Serenata (música ao vivo), Cristais, Grande Mestre, Mágika, Dança dos Ratos, Plantas Carnívoras, Dança das Facas, Gordinis Project e Passing de Claves.

Picadeiro Livre – a partir das 20 horas, o Picadeiro estará livre para artistas que possuem números de circo e convidados. O show de variedades será comandado pelo Sr. Loyal (Plínio Soares). Para participar, basta possuir um número de circo de até 10 minutos e comparecer no local com uma hora de antecedência.

Dia 28/3 – quinta-feira

Espetáculo “E lavo Eu! – às 16 horas com Mariana Ferreira, dirigido por Arlete Cunha. O espetáculo conta a história de uma palhaça lavadeira desde suas origens, em uma família de palhaças lavadeiras clássicas, e desenrola-se até suas conquistas, quando finalmente decide chutar o balde e lavar roupas em sua própria máquina com momentos de grande comicidade e ternura.

Dia 29/3 – sexta-feira

Um conto mágico de circo – a Cia. Teatral Turma do Biribinha apresenta o espetáculo interativo “Um conto mágico de circo” em duas sessões: às 16 e às 20 horas. O espetáculo retrata, por meio de fatos verídicos, a história do surgimento do circo moderno e a origem verdadeira do primeiro elemento cômico no picadeiro do circo: o palhaço. Biribinha e Pipoca são contadores de histórias. Diante das crianças estes simpáticos personagens explicam tudo sobre o circo, transformando-se em mestres de cerimônias e narradores do espetáculo.

Dia 30/3 – sábado

O circo da lona preta – às 16 horas, a Trupe Lona Preta monta seu Circo da Lona Preta. A primeira performance é inspirada na tradição circense. Os palhaços Rabiola e Chico Remela reconstroem, de forma divertida, os símbolos do picadeiro, atualizando e dando novo vigor às clássicas cenas do circo tradicional e mambembe. A direção é de Sergio Carozzi e o elenco é formado por Joel Carozzi e Sergio Carozzi.

Às 20 horas, o grupo volta ao picadeiro com cinco músicos-palhaços que tentam executar um concerto musical inspirado em músicas que fazem parte do imaginário popular. Para reger esse concerto, o espetáculo contará com os mais variados desconhecimentos musicais do Palhaço Rabiola. A direção é de Joel Carozzi e traz no elenco Alexandre Matos, Elias Costa, Joel Carozzi, Sergio Carozzi e To Bernardo.

Dia 31/3 – domingo

Circo Clássico – a diversão fica por conta do grupo Corpo Mágico. São duas sessões, às 16 e às 20 horas, em que serão apresentados números do Circo Clássico. Em cena, o Homem Foca e o equilíbrio de objetos, maestro Enriko e sua banda, serenata acrobática no trapézio duplo, duo espelhado de tecidos, equilíbrio dos pratos bailarinos, entre outros. Intérpretes: Daniela Helena Calça, Fausto Henrique de Oliveira, Aline Bernardineli, Manoela Schrank, Bruno Edson, Joelma. Direção: Daniela Calça e Fausto Henrique.

Oficinas

A programação do Circo d’Areia também apresenta uma série de oficinas. A primeira acontece na terça e na quinta-feira, dias 26 e 28, das 19h às 22h, “Palhaço pra quem não é palhaço – Módulo 1”, de caráter introdutório. Destinada a adultos interessados em conhecer o universo do maior dos representantes do circo, o palhaço, a oficina irá desenvolver jogos relacionais, estado de jogo e alguns elementos que possibilitem o exercício de identificação dos tipos cômicos e das máscaras. Não é necessário ter experiência anterior. Indicação etária: a partir de 18 anos. Grátis.

dia do circo sesc santos

Brincadeira de Circo

Na quinta-feira e no sábado, dias 28 e 30, a Bella Cia promove a oficina Brincadeira de Circo em dois horários, às 9h e às 14h, com o objetivo de praticar e experimentar diferentes técnicas circenses, preservar a tradição desta arte, divulgar seu potencial educativo e lúdico, destacar a relevância do circo enquanto elemento constitutivo da cultura, presente em quase todo o mundo.

A oficina trará perna-de-pau, latão, arame, parada de mão e equilíbrio de objetos em geral; mini tramp, cambalhotas, números em duplas ou grupos; trapézio fixo;

malabarismo com clavas, bolas, argolas, swing, cigar box, diabolo, lenço, flag, pano chinês e bastão; palhaço de circo com gags clássicas, entradas cômicas e pantomimas.

Estripulias no Circo

A oficina de sexta-feira e domingo, dias 29 e 31, é a “Estripulias no Circo”, novamente em dois horários: às 9h e às 14h. O objetivo é promover o contato com técnicas circenses e principalmente com o caráter lúdico que envolve o universo do circo. Serão experimentadas técnicas de malabarismo de objetos (bolas, aros, claves e diabolô), equilíbrio (pratos, laços, fitas de ginástica e rola-rola), acrobacias de solo e pirâmides, pernas-de-pau, aéreos, tecido acrobático, trapézio e lira.

Serviço

Comemorações ao Dia do Circo

Sesc Santos

Rua Conselheiro Ribas, 136 – Aparecida

Tel.: (13) 3278 9800

Inscrições e informações na Central de Atendimento