Texto porFlávia Saad
Santos (SP)

Oficinas 2013 no Maracatu Quiloa

Estão abertas as inscrições para as oficinas culturais desenvolvidas na Associação Cultural Quiloa. As aulas começam nesta segunda-feira. São oferecidas três opções de cursos: ‘Maracatu de baque virado – o baque da Nação Porto Rico’ (aulas às segundas-feiras, às 19h); ‘Percussão na Cultura Popular – samba, coco, ijexá e jongo’ (terças-feiras, às 19h) e ‘Pandeiro – ritmos brasileiros’ (quartas-feiras, às 19h).

Oficinas 2013 no Maracatu Quiloa

Quem quiser participar pode se inscrever por e-mail [email protected]. Informações sobre valores podem ser obtidas no telefone (13) 3323-2654.

O endereço da sede é Rua General Câmara, 99 – Centro Histórico de Santos.

O Quiloa é o primeiro grupo de maracatu da Baixada Santista (SP), fundado em 5 de outubro de 2003. Ao longo de sua trajetória promove o intercâmbio entre diversas linguagens artísticas do universo da cultura popular do nosso País, especialmente do estado de Pernambuco.

O grupo é o primeiro maracatu, fora de Pernambuco, a participar do ‘Carnaval Multicultural do Recife’. No ano de 2010 a composição do Quiloa “Essa é a minha Nação” foi escolhida como a ‘loa’ (música) tema do desfile oficial da Nação Porto Rico, durante o ‘Campeonato dos Maracatus de Baque Virado’, em Recife. O desfile também contou com a presença dos percussionistas do maracatu santista, que integraram a bateria da Nação Porto Rico na Passarela.

Em 2006l, o maracatu Quiloa iniciou no bairro da Aparecida, em Santos, uma tradição de arrastões (cortejos) que dura até hoje, indo para a sétima edição.

Coordenação Geral: Felipe Romano (13) 7819-3018 ou (13) 8133-3560