Texto porJuicy Santos
Santos

Marketeira, eu? Não, profissional de marketing

Tem alguma diferença?

Claro que tem! Marqueteiro tem milhões, profissionais de marketing, nem tanto.

Marketeira, eu? Não, profissional de marketing

Você talvez não entenda o questionamento acima, mas terei maior prazer em esclarecer, sob minha ótica. Se eu estiver errada, corrijam-me, por favor.

Tenho ao longo da minha carreira, presenciado e escutado coisas que mantém os meus cachos cada vez mais encaracolados, porque, se meus cabelos fossem lisos, estariam todos para o alto. Sabe quando você leva um choque elétrico e eles se arrepiam? Não como os do Albert Einstein, este sim um gênio, eu uma eterna aprendiz.

Pois é, o que estão fazendo com o marketing?

Empresários de diversas áreas intitulando-se marqueteiros.

Com a facilidade e o acesso às redes sociais, utilizam-na como ferramenta para fazerem o que consideram marketing. Investem em tecnologia de banco de dados e mandam e-mail para qualquer um; não selecionam porque não conhecem quem é o dono da conta. Por correios, só recebo contas, e tudo isto é considerado marketing.

Palpiteiros deveria ser uma profissão.

E o resultado como eles avaliam quando do envio de 500 (quinhentos) e-mails e só aparecem seis (6) convidados que sempre são os mais próximos, isso é marketing?

Pessoas dando certo sem ter planos de trabalho, e gente comprando. Não poderiam ser intitulados como excelentes vendedores de sonhos? Fora o desejo de muitos executivos que sonham com a lâmpada mágica e você seja a “Jeannie é o Gênio”, e num piscar de olhos traga excelentes resultados. Quero muito fazer este curso, alguma indicação? Pago o preço que for.

Aliás, em nosso País, todos entendem de marketing, menos você, que estuda ou se forma na área. Ainda não me senti uma profissional bem sucedida, nunca consegui fazer o que devia ou planejava, os desvios eram aqueles, como dizem os jovens, TIPO assim: estou mandando, eu gosto; não temos, dinheiro vai assim mesmo; tá bom, pra quê esquentar a cabeça e blábláblá, blablabá. E vocês já sabem o lema correto para garantir-se no trabalho:

Manda quem pode, obedece quem tem juízo. Eu nunca tive juízo, peço demissão. Sou rebelde? Devo ser.

Como construir uma carreira de sucesso aceitando qualquer coisa.  Estou envelhecendo e ainda não aprendi nada.

Marketeira, eu? Não, profissional de marketing

Já ouvi: – “Ah, tudo bem, o consumidor engole mesmo, o que querem é ganhar carros. Povos de barganha, só são fiéis à marca, se ganharam algo em troca”.

Você fala com 4 milhões de pessoas e, 30.000 vão às urnas concorrer. E o resultado é apresentado como um grande sucesso. Crescimento em vendas = 8%. Nossa, fomos brilhantes!

Em uma das entrevistas que tive no passado, tomei um chá de cadeiras. Fiquei aguardando por 5 horas para ser atendida. O que comi de bolacha waffer de chocolate e tomei café foi impressionante.

Naquele enorme ambiente, havia  16 vendedores, profissionais que levam seus produtos  aos compradores que preenchem as gôndolas dos supermercados. Naquele momento, eles estavam discutindo (pra fala a verdade zombando e criticando) sobre as idéias dos profissionais de marketing e suas campanhas brilhantes. Sempre insatisfeitos, pelo fato de que o marketing jamais ouvia o departamento de vendas, para um entendimento das áreas em que eles atuavam, presencialmente. Confesso que fiquei quieta, por detrás de uma revista para não ser questionada. Eles tinham razão, existem tantos planejamentos na base do achômetro.  Foi uma grande aula de quem realmente está no ponto de venda e não tem a oportunidade de dar suas opiniões. Profissionais estes, que nunca participam de um famoso Brainstorm, e que são grandes aliados, quando da oportunidade de serem ativos nas decisões.

Outro fato é que vários executivos, que não têm a compreensão do marketing, estão comprando planos de comunicação, como planos estratégicos de marketing. Recentemente, neguei-me a montar um planejamento para uma empresa na base de estudar o site e ouvir o que a agência que a atende pensa a respeito da empresa. Pensam que planejar tem receita pronta, mistura-se o que se tem e o bolo sai gostoso. Marketing tem ferramentas, e nem todas caberão na empresa. Naquele momento, eu tinha que montar um planejamento com mais de 15 páginas, caso contrário, não seria um planejamento. Como não fiz, fui julgada como incompetente, uma profissional que não sabe  fazer planejamento.  Quando o resultado para a empresa não é satisfatório, eles (os marqueteiros) são culpados por não terem feito o que mandaram. Socorro!

Usam a palavra marketing porque é a coqueluche do momento. Dizem:

– “Eu entendo de marketing”.  Eu não, ao contrário deles, eu estudei marketing.

Aprendi com o Francisco Alberto Madia (leia-se Madia Marketing School) e com toda sua equipe de profissionais competentes e respeitados no mercado brasileiro, que precisamos conhecer profundamente a empresa, seu DNA, todos os seus departamentos, sua história, participar do processo de implantação de um planejamento, com muitas reuniões, pesquisas e tudo o que deva ser feito para se adquirir bons resultados.

É um processo de médio e longo prazo. Nada de imediatismo, mas infelizmente as empresas estão com pressa. Minha mãe sempre usa um ditado antigo, que diz: quem tem pressa, come cru. E quantas empresas estão se fartando disto.

E as campanhas de relacionamento?  Você, por acaso, já preencheu um longo cadastro com seus dados? Recebeu algo? Lembraram-se do seu aniversário? Recebeu uma carta? E porque pedem tantas informações? Para nada, apenas para acumularem em banco de dados e dizer que tem milhões de consumidores. Oie!  Estou aqui, preenchi todos os cadastros e você não fala comigo.

Há alguns dias, tive um exemplo típico da falta de comprometimento que os gestores de marketing têm com seus parceiros.  Criaram uma campanha promocional em rede social, onde a foto do anúncio é qualquer uma, uma foto free, porque o cliente está sem budget. Daí a gratuita tem sentido oposto do parceiro, remetendo à concorrência do estabelecimento parceiro.

O profissional responsável pela campanha ao ser questionado, explica que o consumidor não percebeu e que está um sucesso. Preocupante, afinal nosso consumidor não presta mais atenção nas informações que recebe. Assimila apenas o que lhe convém. Você é assim também?

As pessoas não estão mais atentas a sua comunicação. Você acaba sendo mais um.

Convido você a fazer uma experiência. Pegue uma revista com anúncios de shoppings centers e não observe as logomarcas. Veja apenas o anúncio como um todo.  Tenho certeza que para você qualquer campanha será a do shopping do seu coração, afinal, o conceito é semelhante, quando não igual.

E tudo quando não vai bem, a culpa é do marketing. Buá, buá, buá…

Mudar de profissão? Jamais, marketing é apaixonante.

By: simone ponce

A Simone Ponce mandou este texto para o blog por meio da seção Envie Seu Post. Recebemos colaborações de textos e fotos, além de releases e divulgações de Santos e região por este canal.