Texto porJuicy Santos
Santos

Porque faz tanto calor em Santos?

Dias desse acordei decidida a desvendar porque faz tanto calor em Santos. Fora o que já sei sobre o fato (estamos no litoral e como todos a umidade é alta, etc), procurei explicações científicas-biológicas do fato!

calor em santos

Passei o carnaval deste ano no nordeste e juro que nem num sol de 33 graus passei tanto calor quanto passo em Santos.

Por isso, procurei minha amiga Maria Fernanda Hans que é docente coordenadora do curso de pós-graduação em Gestão Ambiental do Senac Santos.

Rapidamente ela me explicou que todo litoral paulista fica muito próximo à Serra do Mar e por isso acumula praticamente toda a umidade que vem do mar.

calor em santos

Serra do Mar

 A conta é bem fácil (e dolorida): quanto + calor + nuvens carregadas que não conseguem ultrapassar a serra do mar + umidade (e suor) e + chuva.

Alias nossa região tem um dos maiores índices pluviométricos do Brasil!

calor em santos

O inverso acontece nos desertos (falei sobre isso no meu post sobre o Atacama). Como não há rios, lagos e mar, o calor não faz água evaporar e não pra chuva!

“As nuvens funcionam como uma espécie de estufa, que retém o calor absorvido pela superfície terrestre!” diz a Fernanda.

Pode ser que essa sistemática não tenha sido novidade pra muita gente, mas confesso que pra mim fez bastante sentido e me fez refletir sobre o ônus e bônus de morar uma cidade litorânea.

Eu adoro a qualidade de vida que Santos me proporciona. Chegar em casa, no final da tarde, e poder caminhar na praia, pra amenizar o calor, faz o ônus valer a pena.

calor em santos

Santos é sim uma cidade extremamente quente e chuvosa, mas isso também proporciona dias de sol lindos, muitos esportes diferentes, turistas e dinheiro rolando na cidade, etc.

Agora fica a pergunta porque o ciclo da natureza combina direitinho com o final de semana? Sol do Senegal durante a semana e chuva sem fim no final de semana!