Texto porLudmilla Rossi
Santos

Norte, nortense, nortista. E santista.

É muito legal quando as pessoas me abordam no Facebook trazendo uma dica legal para o Juicy Santos. Adoro quando isso acontece, parece que os nossos “olhos” e “braços” se multiplicam. Dessa vez, a Denise Azevedo que mora na Zona Noroestre, trabalhou o olhar apreciativo e mandou para gente um post sobre a Casa do Norte (com direito a fotos e tudo mais).

Confira o post da Denise:

“Quando se entra numa Casa do Norte, sente-se facilmente um cheirinho de nordeste. Dos objetos decorativos aos alimentos ali vendidos, tudo remete àquelas bandas alegres e quentes que são lugares ímpares no nosso país.

Contrariando toda minha descendência portuguesa e mantendo a leve veia da Bahia que minha avó paterna trouxe de lá, eu simplesmente AMO “casas do norte”.

Você pode colocar bacalhau e carne seca na minha frente, pedindo pra escolher. Deixo fácil o bacalhau de lado por um pouco de carne seca. Das cachaças aos grãos a granel, farinhas de diversos tipos, frutas secas, doces de leite, bebidas diversas, refrigerante de caju, mais conhecido como Cajuína, bolachão do norte, diversos tipos de castanhas, variedade de pimentas, melados, decoração típica e até literatura de cordel, encontra-se facilmente em casas do Norte.


Só aqui na Zona noroeste, onde moro, conheço umas três. Onde houver migrantes ou descendentes de nordestinos, haverá casas do norte. Ainda bem, né? Provavelmente é um dos únicos lugares fora do nordeste que se você entrar estressado, alguém te acalma dizendo: “Ôxi, bichinho, num se avexe não! Esquenta a muringa não… Toma, leva essa branquinha pra acalmar as ideia!””

Casa do Norte Nordestão do Litoral
Av. Nsa. Senhora de Fátima, 727 – Vila São Jorge
Santos / SP
Tel: (13) 3299-8789