Texto porLudmilla Rossi
Santos

Muito além do peso, um documentário sobre alimentação e consumo

Faz algumas semanas que o documentário Muito além do peso (em inglês Way Beyond Weight) de Estela Renner, foi lançado. Ele está disponível para ser assistido on-line ou baixado gratuitamente. Achei o filme sensacional. Em resumo, vários depoimentos compõe a realidade da nossa alimentação e do consumo em geral: comida fácil, portátil, muito gostosa, excesso de TV e pouca informação.

Não, não estou fazendo uma apologia aos xiitas nutricionais, eu também adoro uma Coca-Cola estupidamente gelada. Mas o filme demonstra um cenário alarmante sobre a alimentação e os problemas que as crianças enfrentam ao optarem por alimentos errados.

Algumas crianças não sabem mais distinguir batata de cebola ou abacate de pimentão! Oi? Outros adultos desinformados acreditam que suco de caixa é uma opção realmente saudável.

Em regiões mais distantes dos grandes centros chegam comidas industrializadas, mas frutas e legumes estão fora do circuito. O filme traz várias cenas e informações sensíveis, e preciso antecipar: a cena que me embrulhou o estômago é a do processamento da salsicha. Eu não como salsicha há uns bons dois anos e sempre evitei. Depois de ler o livro Anti-Câncer então…

Para quem tenta fazer escolhas mais saudáveis no dia-a-dia, o doc Muito além do peso traduz uma excelente mensagem. E traz uma compilação de experts de todo o mundo no tema, incluindo o guru da gastronomia Jamie Oliver.

Para assistir E/OU baixar o filme acesse o site oficial.

Ficha Técnica:
Direção: Estela Renner
Produção Executiva: Marcos Nisti
Direção de Produção: Juliana Borges
Fotografia: Renata Ursaia
Montagem: Jordana Berg
Trilha Sonora: Luiz Macedo
(Versão SD)

O documentário Muito Além do Peso

“Um filme obrigatório para qualquer pessoa que se importe com a saúde das nossas crianças”
Jamie Oliver