Fundação Arquivo e Memória de Santos

Criada à partir da necessidade do gerenciamento dos arquivos públicos da Prefeitura de Santos e com a memória documental e iconográfica da Cidade, a Fundação Arquivo e Memória de Santos trabalha para preservar e disseminar a história da nossa cidade. Você conhece tudo que ela tem a oferecer?

Seja para que é santista de nascença ou de coração, a cidade acumula uma história que todos devíamos nos interessar em saber. Conhecer como a cidade se tornou o que é hoje, os porquês dos costumes e tradições que vêm das diferentes colonizações por que passamos, reflete a Santos que vivemos hoje.

Com mais de 3 milhões de documentos, a FAMS possui registros que vão do final do século XVIII aos dias de hoje, que vão desde históricos de sepultamentos e processos administrativos da Prefeitura até raridades como registros de personalidades importantes no contexto da história santista. Possui também um acervo fotográfico de mais de 300 mil imagens!

Seu enorme acervo está dividido entre os arquivos Permanente (R. Amador Bueno, 61 – Centro), Intermediário (R. Da Constituição, 62 – Centro) e Geral (embasamento da Prefeitura, Praça Mauá s/nº – Centro).

É no Arquivo Permanente (AP) que se encontra o mais antigo documento que conta um detalhe dos primórdios de Santos: um contrato para a pesca da baleia, datado de 1765.

A FAMS centraliza a administração de outros pontos turísticos, históricos e muito importantes da história santista:

OUTEIRO DE SANTA CATARINA

– o Outeiro de Santa Catarina (Rua Visconde do Rio Branco, 48 – Centro) onde localiza-se a Sala de Leitura – local disponibilizado a pesquisadores e estudantes que contam com a orientação de monitores auxiliando nas pesquisas dos documentos e a Maquete da Vila de Santos – maquete com mais de seis metros quadrados que reproduz 25 importantes construções, da então Vila de Santos, em meados da década de 1820.

CASA DE FRONTARIA AZULEJADA

CASA DE FRONTARIA AZULEJADA

Casa da Frontaria Azulejada (Rua do comércio, 96 – Centro) abriga o maior espaço cultural do Centro Histórico e é uma das mais significativas obras arquitetônicas de Santos. Nela existe a Sala Serafim Gonzalez que tem como finalidade principal abrigar pequena exposições, palestras e cursos.

Não vamos conseguir listar aqui todas as preciosidades que a FAMS guarda e, melhor ainda, disponibiliza pra gente. Mas destacamos uma delas: a BIBLIOTECA FAMS DIGITAL onde é possível fazer o download gratuito de diversos livros que falam sobre a história de Santos.

Separamos algumas fotos que mais curtimos pra mostrar um pedaço do tesouro guardado na fundação:

fams - centro

Rua Xv de Novembro – Centro – 1939

fams - praia 2

Praia do José Menino – Sem data
fams - porto

Porto – 1939

fams - gonzaga

Avenida Ana Costa – 1939

fams - ponta da praia

Ponta da Praia – sem data

Vale lembrar que, com objetivo de perpetuar a história da cidade pelas gerações, a instituição realiza,  periodicamente,  cursos, roteiros, palestras e exposições fotográficas sobre patrimônios, arquivologia e gestão documental.

Confira todos os detalhes no completíssimo site da FAMS, aqui.

Fonte das fotos: acervo Fundação Arquivo e Memória de Santos.

Serviço

Fundação Arquivo e Memória de Santos

Rua Amador Bueno, 22 – Centro Histórico

Funcionamento: 2a a 6a feira – das 9 às 17 horas