Texto porJuicy Santos
Santos

Parabéns Santos. Só que não.

Como diz aquela linda música: “Santos, cidade linda, maravilhosa de se viver, vem comigo você”… Vem comigo você dar uma volta de 52 – linha que passa por todos os canais da cidade. Como o buso demorou mais de 1 hora vamos fazer em texto mesmo.

Santos é a “cidade do Rei Pelé”, Erick do Cross Fox, Guile, Rodney Di e outras “celebrities” que conquistaram o mundo. Completa neste dia 26 de janeiro, 467 anos de idade com corpinho de 400 e saúde de 600 – isso se tiver plano de saúde. Contar com a saúde pública não tá dando.

Como Santos é uma das cidades mais idosas do país, ela sai empurrando todo mundo e corre pra sentar na 18º posição de cidade mais rica do Brasil. Entretanto assim como alguns de seus moradores, vive o status de primeira pra aparecer pros parentes São Vicente, Cubacity, Long Beach entre outras. Talvez seja o ar de “Califórnia tupiniquim” que Santos ostenta, a sensação é de estar em outro país quando andamos na orla, lembrando muito o “país das maravilhas”. Muita gente chapada e animais gigantes que levam a gente a bueiros mágicos.

Santos é aquela cidade ideal para morar quando você estiver velho, que tem uma boa qualidade de vida e uma água de coco por R$5. Na verdade a atmosfera santista é diferente das outras cidades, dizem os antigos, que quando o porto de Santos foi inaugurado veio um navio japonês que sofreu um acidente derramando um liquido misterioso no mar, onde a maiorias dos banhistas envelheceram, transformando a cidade na capital do idoso precoce.

A vida noturna na nossa cidade é algo “sensacional”: que tal ir numa balada eletrônica super sofisticada com gente bonita e num baile funk? Então, para isso é só ir à balada três meses depois de sua abertura. Durante a noite santista encontramos todos os tipos de pessoas:

  • temos o pessoal que estuda no colégio Hollister – confesso que não entendo o que motiva usarem o uniforme da escola na balada;
  • as meninas sensualizando que gritam “a minha música”;
  • o povo que acha que é carioca;
  • os que odeiam os pseudo cariocas;
  • a tribo “regata branca”;
  • as que falsificam RG;
  • os que não têm dinheiro pra entrar no local e ficam na porta tomando vodka e olhando o movimento.

São pessoas encantadoras e que devem ser conhecidas antes que entrem em extinção.

Turismo de qualidade

Dar um passeio em Santos é algo realmente encantador. Que tal ir ao Orquidário? Eu ainda não fui, mas acho que todos esses anos em que esteve fechado o transformaram em um Walt Disney Botânico com capivara ladras de Cheetos.

Ou você pode ir ao Aquário Municipal com os seus óculos de visão noturna e tentar enxergar um dos peixes que ficam atrás de uma das 7.000 pedras que temos lá.

Vila Belmiro é outra coisa bem interessante, o estádio do Santos Futebol Clube é uma referência mundial (só não passe mal quando estiver visitando o gramado, porque ambulâncias não conseguem entrar lá e te resgatar).

O morro da Asa Delta é super interessante para você que gosta de esportes radicais e corrida de bandidos.

Conhecida pelas praias, a nossa cidade é uma referência quando o assunto é beleza natural. Dona de uma orla invejável para aqueles que moram as margens do rio Tietê, Santos é a única cidade litorânea que tem como ser marítimo a espécie “Papelis de Arroizis”, uma espécie rara, mas bem comum em nossa região. Além disso, nossas praias contam com poucas ondas o que é ótima para banho, exceto para moradores de Santo André que tendem a se afogar com as ondas feitas de holograma por algum empresário fodão que manda na cidade.

Quem ama ironiza.

Brincadeiras a parte, eu sou sim um apaixonado pela cidade de Santos, tão apaixonado que tiro sarro dos nossos defeitos e reflito como poderíamos melhorar a cidade que é tão importante para nós.

Eu proponho para todos os moradores o exercício do sorriso fácil, ter mais bom humor e nunca fechar os olhos para as coisas que estão erradas. É tempo de comemorar, mas é principalmente de refletir, cobrar e principalmente… Fazer!

Parabéns Santos!

Texto por Rubens de Farias, do Dose de Inspiração.