Cine Arte Posto 4

De todos as surpresas que Santos reserva aos moradores, turistas e apaixonados, o Cine Arte Posto 4, pra mim, é uma das mais charmosas (alias escolhemos como um dos 30 lugares em Santos que você precisa conhecer). Uma sala de cinema à beira mar é a tradução mais factível de duas paixões santistas: o mar e o cinema.

cine arte posto 4

Por ser tão especial, quisemos contar sua história. Muitos já a conhecem, mas vários santistas, talvez mais novos, não sabem como um sala de cinema foi parar nas areias da praia do Boqueirão.

Para sermos bastante fiéis à história, recorremos ao professor e vereador Reinaldo Martins, principal idealizador do cinema. Pedimos que ele nos contasse a história desde a ideia inicial até a inauguração da sala. Veja o que ele nos contou:

“Como alguns ainda se lembram, os postos da praia, além da função de salva-vidas, abrigavam cada um, uma agência dos correios e um posto da antiga Telesp. Naquela época as duas empresas estavam mudando suas estratégias de atendimento ao público e queriam se desfazer daqueles equipamentos e comunicaram à prefeitura o desejo de devolver os espaços à municipalidade.

reinaldo martins

Professor e vereador Reinaldo Martins

A prefeita da época, Telma de Souza, à época sofrendo forte oposição da imprensa, temia ser responsabilizada pela extinção desses serviços à população e determinou duas coisas: que as empresas notificassem oficialmente o seu desejo de abrir mão daqueles espaços, e a nós secretários, que pensássemos alternativas para criar novos serviços públicos.

À época vivíamos as consequências da eleição e posse do ex-presidente Fernando Collor, que, entre outras coisas determinou um desmonte dos mecanismos federais de apoio à cultura.

Decidimos nadar contra a maré e assim, 3 dos 6 postos foram designados para equipamentos culturais. Em nossos contatos com os artistas e produtores culturais ouvimos do compositor Gilberto Mendes, também notório cinéfilo, as queixas sobre a inexistência de uma sala de cinema com uma programação de melhor qualidade. Importante notar que várias salas de cinema vinham sendo fechadas, de modo que além de uma diminuição geral dos espaços de exibição cinematográfica, pior ainda era a situação dos chamados filmes de arte.

Pedimos a ele que fizesse um abaixo-assinado, o recebemos no gabinete da prefeita e ela determinou que se elaborasse um projeto de transformação de um dos postos da praia em cinema de arte.

A secretaria de obras, a cargo do arquiteto Claudio Abdalla, elaborou o projeto e executou a obra. O Freixo doou o projetor e o Campos as cadeiras, Adelmo Guassaloca alguns elementos decorativos. Nossa equipe de assessores acompanhou os trabalhos e tratamos de contratar quem fosse responsável pela programação: o Cine Arte Posto 4 (eu escolhi o nome!) teria que funcionar como um cinema comercial, no sentido da regularidade de horários, constante e atualizada programação, etc.

Inicialmente tínhamos até a possibilidade de reserva de lugar por telefone, etc.

O primeiro filme foi uma escolha pessoal da Telma: Asas do Desejo de Win Wenders.”

asas do desejo

Filme: Asas do desejo / Wings of desires

Inaugurado em 8 de novembro de 1991, o Cine Arte Posto 4 tinha como propósito veicular filmes de arte, com produções cinematográficas de vários países. Quando completou 10 anos, sua programação foi reformulada e passou a exibir também filmes estrangeiros do circuito alternativo, bem como, através de parcerias, a realização de mostras temáticas.

Serviço

Cine Arte Posto 4

Av. Vicente de Carvalho, s/n (ao lado do canal 3)

48 lugares, ar condicionado e sanitários

Bilheteria: funcionamento à partir das 15 horas

Ingresso: R$ 3 (inteira) ou R$ 1,50 (meia: estudantes, maiores de 60 anos e menores de 18 anos, com apresentação do R.G. e professores da rede estadual de ensino)

Confira aqui a programação da sala e também, todas às 5as feiras, em nossa agenda cultural

Professor e Vereador Reinaldo Martins

É professor de história formado pela USP em 1976, com pós-graduação em Ciências Sociais pela PUC-SP. Leciona desde 1973, tendo trabalhado em São Paulo, São Caetano e Osasco. Em Santos, leciona desde 1974. Passou pelo Curso Joaquim Nabuco, Colégio e Cursinho Decisão, CEMETAL , Colégio Lusíada e E.E. Marquês de São Vicente. Desde 1980, dá aulas no Universitas e desde 1983 no Curso Universitário, hoje COC-Universitário, tendo também lecionado no Anglo Vestibulares. Some-se ainda 2 anos no Objetivo de Itanhaém.

Ocupou durante todo o mandato de Telma o cargo de Secretário de Cultura, com atuação que marcou o setor cultural rendendo-lhe avaliação muito positiva. Exemplos da sua gestão na SECULT são o Cine Arte Posto 4, as Bibliotecas Silvério Fontes, na Zona Noroeste, a do Posto 6, a Hilda de Souza, no Centro, a de Bertioga (então distrito de Santos) e a Gibiteca no Posto 5. Criou ainda a Hemeroteca Roldão Mendes Rosa, o Teatro Rosinha Mastrângelo e o Centro da Memória de Santos, posteriormente transformado em Fundação Arquivo e Memória (FAMS).