Texto porLudmilla Rossi
Santos

Atividades culturais celebram o aniversário de Santos

Uma série de atividades culturais vai animar a Cidade na próxima semana, quando Santos comemora 467 anos. As atrações incluem apresentações musicais, lançamento de livro, exposições, oficinas culturais, cinema e exibições de cultura popular.

Os destaques são a ‘Festa da Música de Santos’, que ocorre entre os dias 24 e 27, em diferentes pontos do município; a ‘Amostra Cultural Quiloa’, entre os dias 25 e 27, na Praça Mauá (Centro) e na Casa da Frontaria Azulejada (rua do Comércio, 93, também no Centro); e o lançamento do livro ‘O Dia do Amor: Diário da Ação do Coração’. Todos os eventos têm apoio da prefeitura.

‘Festa da Música de Santos’,
A ‘Festa da Música de Santos’ começa com show gratuito de Danilo Caymmi & Jazz Big Band, no Teatro Coliseu (rua Amador Bueno, 237 – Centro Histórico), dia 24, às 21h. A retirada dos ingressos gratuitos ocorre no dia 23, das 14h às 19h, na bilheteria do teatro. Serão distribuídos até dois bilhetes por pessoa.

Dia 25, às 12h, na Praça Mauá (Centro), tem apresentação de MPB com a cantora Verônica Ferriani. À noite, às 19h, na Praça Rui Barbosa (Centro), a Roda de Samba do Ouro Verde faz exibição em tributo ao ‘Música na XV’ e, às 21h, é a vez de Digo Maransaldi & Banda comandarem o palco. No mesmo horário, o Teatro Guarany (Praça dos Andradas, 100) recebe Filó Machado & Cibele Codonho em show que homenageia Tom Jobim. Os ingressos (dois por pessoa) devem ser adquiridos gratuitamente no dia 24, das 14h às 19h, na bilheteria do Teatro.

No dia 26, às 15h, a Bolsa Oficial do Café (rua XV de Novembro, 95) recebe Maurício Fernandes Quarteto. Na Zona Noroeste, às 17h, o palco é o Instituto Arte no Dique, que traz a Banda Carlos Bronson e Coletivo Querô. Na Ponta da Praia, às 19h, a opção é o show Lula Barbosa & Amigos do Clube do Choro, com participação especial dos Meninos Chorões da Escola de Choro (Praça Luiz La Scala, no Chorinho no Aquário). Encerrando a programação do dia, às 20h, a Banda Musirama se apresenta no Parque Roberto Mário Santini (emissário submarino).

No dia 27, às 15h, a Bolsa Oficial do Café abriga concerto com o Trio Chorata. Já no Parque Roberto Mário Santini (emissário submarino), às 18h, o Grupo Zabelê de Cultura Popular também mostra o swing do maracatu. Às 19h, no mesmo local, Jôh Correia e Coletivo Querô, do Instituto Arte no Dique, encerram a programação.

‘Amostra Cultural Quiloa’
As atividades da ´Amostra Cultural Quiloa` iniciam no dia 25, às 19h, na Casa da Frontaria Azulejada, onde ocorrem exibições de filmes e música, exposições de figurinos do maracatu e de fotos (mostrando a cultura popular), além da apresentação da cena Canção para Othelo, show do Coletivo Futuráfrica e intervenção do Maracatu Quiloa.

No dia 26, a palestra ‘A Dança do Maracatu’; as oficinas culturais Maracatu Nação – figurino, A Origem do Choro, Candombe Uruguaio – percussão e Maracatu do Baque Virado – percussão; e exibições de filmes agitam a programação, a partir das 10h.

Ainda pelas ruas do Centro Histórico, no dia 27, o Cortejo de Maracatu do Quiloa mostra o melhor do ritmo recifense, a partir das 16h. A festa termina, na Praça Mauá, com shows de Candombe, Coletivo Futuráfica e da cantora Simone Ancelmo.

Ação do Coração
No dia 26, a partir das 19h, o foyer do Coliseu é palco para o lançamento do livro ‘O Dia do Amor: Diário da Ação do Coração’, que reúne 313 imagens do evento, ocorrido em agosto de 2012, com público de 26 mil pessoas e quase 60 mil corações artesanais colocados na Praça Mauá. A iniciativa foi realizada pelo ator Alexandre Camilo, presidente da Organização Eduardo Furkini. A entrada é franca.

Ação do Coração
Antes do lançamento, às 18h, ocorrem shows com Caio Mesquita e convidados e o Quarteto da Associação Eduardo Furkini, no palco do Coliseu. Para assistir estas exibições é preciso fazer a pré-compra do livro. O voucher, no valor de R$ 50,00 (preço da edição), pode ser comprado em três locais: na livraria Realejo, no Sesc (de terça a sexta-feira, das 15h às 21h, e sábados e domingos, das 13h às 18h30) e no Museu do Café. Já o livro começará a ser vendido, no dia 26, no foyer do Coliseu, às 19h.