Texto porJuicy Santos
Santos

Um brinquedo antigo, a história de uma infância

Como pode um brinquedo te fazer lembrar de uma época inteira de sua vida? Cada pedaço da sua história tem ícones que acordam seu subconsciente  Um brinquedo antigo, que voltou a ser vendido, foi um desses.

Passeando pelo Praiamar Shopping dias desse, parei na frente da Ri Happy, e lá de fora, vi um jogo que adorava quando criança: o Jogo da Operação.

jogo da operação
Como num flash minha memória me transportou e me remeteu para, pelo menos, 25 anos atrás. Ainda era filha única nessa época e tinha apenas meus pais para brincarem comigo. Adorava montar as pecinhas dentro de cada buraquinho, ou melhor, cada órgão do paciente.

Cada jogador devia tirar, com uma pinça de metal, as pecinhas de dentro dos buracos de um grande tabuleiro em forma de corpo humano, como um cirurgião. É preciso muita concentração e precisão porque o buraquinho é circundado por um metal que, se entrar em contato com a pinça, faz um barulhão, como se desse um choque.

Era nessa hora, que ao competir com a destreza de dois adultos, meus pais, ficava sempre nervosa e quando encostava no metal, meu susto era tão grande, que chorava. Meus pais achavam engraçado (imagina a cena de uma garotinha de 5/6 anos chorando porque se assustou com o barulho do jogo) e eu ficava nervosa porque não conseguia vencer!

Foi uma época legal da minha vida que logo desmoronou. Meus pais se separaram e aquele convívio de nós 3 acabou. O jogo marcou uma época em que eu tinha a atenção dos meus pais o tempo todo e meu maior problema era escolher que passeio faríamos no final de semana.

Engraçado como brinquedos nos remetem a histórias importantes da nossa vida. Quem não se lembra do seu brinquedo favorito? Ou daquele brinquedo que todo mundo tinha, menos você?

Resolvi entrar na loja e acabei revivendo muitas outras historias da minha infância à medida que fui encontrando esses brinquedos:

Lince – uma amiga tinha esse brinquedo e adorava ir na casa dela pra brincar. Achava um jogo da memória mais legal.

Jogo da Vida e Banco Imobiliário – também não tive esses dois jogos, mas como todos os amigos tinham brincava muito. Vejam que a versão atual é toda patrocinada por marcas. Ou seja, você não compra mais Copacabana, você compra a Vivo (Capitalismo na veia, hein?). Não gostei. A versão Super vem com máquina de cartão de credito!

jogo da vida e banco imobiliario

Cara a cara – esse eu tinha e era um dos meus favoritos! Como era pequena demorei um tempo para entender se baixava quem tinha ou não cabelo, quem usava ou não usava óculos!

Detetive – quem matou foi Coronel Mostarda, com a chave inglesa, na Sala de Jogos! O ponto alto do jogo era passar pelo cômodo que dava direito a passagem secreta. A versão atual vem com óculos 3D. Eu, com certeza, ficaria tonta.

jogo detetive

Outros também voltaram: Cilada, Genius, Imagem e Ação, Super trunfo, Boca Rica, Xereta, Pula Pirata, etc.

Meu pedido de “revival” vai para Kit Frit, Mini Mc Donalds, Mini máquina de costura, e Escolinha da Moda.

kit frit

mini maquina de costura

escolinha da moda>

E você? Qual brinquedo queria de volta? Não sabe? Quem sabe esse vídeo ajude a refrescar sua memória: