Texto porJuicy Santos
Santos

Mergulho no Litoral de São Paulo

Descer, descer e descer. Para quem ainda nunca experimentou a sensação de mergulhar, vale a tentativa. Escolha o seu destino, prepare a sua roupa de mergulho e embarque nessa viagem. E

Com o horário de verão e as temperaturas subindo, nada melhor do que encarar este desafio. Para quem está próximo à praia, é logo ali.

Mergulho no Litoral de São Paulo

Alguns dos melhores lugares para praticar o mergulho no litoral de São Paulo são Ilha das Cabras, em Ilha Bela, a Ilha das Couves, em Ubatuba e a Laje de Santos. Todas oferecem boa visibilidade e diversão garantida.

Para navegantes de 1ª viagem, vale o batismo. Para marujos mais experientes, o mantra já deve estar decorado: respire puxando e soltando o ar que vem do regulador, preso ao cilindro de oxigênio. Equalize prendendo o nariz e assoprando para equilibrar a pressão interna do ouvido com a da água.

Há um mundo incrível embaixo da água. Dá para dizer “oi” para arraias, ver muitos peixes coloridos, contar de pertinho os braços da estrela do mar e aproveitar a sensação única de liberdade. Depois que você aprende, nunca mais esquece. Eu ainda acho mais fácil do que andar de bicicleta. Com alguma experiência no currículo dá para variar fazendo mergulhos durante a noite e até em cavernas. Depende da disposição e coragem de cada um.

Leia mais sobre cursos de mergulho em Santos

Para quem é da Baixada Santista, a Laje de Santos é um dos locais mais bonitos para a prática. Fica a apenas 40km da cidade de Santos e faz parte do Parque Estadual Marinho, criado em 1993 com 5000 hectares de área protegida. O passeio sai de São Vicente, da garagem náutica Tune II e leva aproximadamente 1h30min.

mapa da laje de Santos

Não fique surpreso se avistar baleias e golfinhos durante a viagem, eles já fazem parte do pacote! Os mergulhos são realizados em diversos pontos pré-definidos. A saída inclui a ida até os pontos de mergulho, o cilindro, o cinto de lastro e um pequeno lanche.

Alguns itens podem ser alugados, caso você não os possua, como o colete equilibrador, a roupa de mergulho, o regulador e o cilindro de nitrox (para alguns mergulhos específicos).

Já para quem está um pouco mais afastado do litoral a viagem também é valida. As saídas, que têm em média 2 mergulhos no mesmo dia, custam em torno de R$300 e devem ser feitas, para os menos experientes, sempre com um parceiro a tiracolo. Ainda estamos no final da Primavera, mas as temperaturas parecem já estar subindo no litoral, por isso, nada melhor do que resfriar a cabeça e aliviar o estresse com um belo e profundo banho de mar.

Post enviado por Camila Pissaia, do blog ConteúdoBistrô