Texto porLetícia Rossi

Espaço Cultural Vila do Teatro em Santos

Em maio de 2012, Santos ganhou mais um espaço cultural.

A Vila do Teatro é o nome dado ao coletivo de grupos e artistas ocupantes do imóvel, que fica no Centro da cidade.

O espaço já teve várias funções: foi a antiga rancharia do Barão de Mauá, departamento municipal de Zoonoses e  albergue. Agora, inicia um processo de atividades e ações culturais que abrangem tanto o imóvel como a Praça dos Andradas, que fica em frente.

Para reativar o imóvel, artistas da Baixada Santista e de todo o país ofereceram apoio por um abaixo assinado para a ocupação da vila.

Desde junho, a Vila do Teatro recebe oficinas de teatro de rua, circo, dança, canto para atores e história social da arte. Já estão programadas novas atividades culturais para o futuro.

No espaço, também se encontram em processo colaborativo biblioteca, videoteca, pequeno alojamento para artistas e grupos que vêm de fora apresentar na cidade, sala do movimento teatral da região e atividades como sarau, apresentações teatrais e musicais, além de exposições e treinos de circo.

Na sexta-feira (30/11), acontece a última sessão da temporada do espetáculo “Dama da Noite”, monólogo com Luiz Fernando Almeida e direção de André Leahun, sempre às 21h com ingressos no sistema “pague quanto puder”. Ótima chance para assistir a uma das peças de maior sucesso do circuito santista nos últimos anos.