Texto porLudmilla Rossi
Santos

Documentário registra a história da roda de samba do Ouro Verde

Músicos que se encontram há 25 anos na “Rua do Samba”, no Marapé, em Santos, contam a história da roda de samba mais famosa da Cidade. A estreia é no dia 19 de novembro, aberta ao público.

Uma história de amizade e samba. É disso que se trata o documentário “Ouro Verde – A Roda de Samba do Marapé”, produzido por um grupo de amigos admiradores. O objetivo é perpetuar a vida de pessoas que se tornaram protagonistas da cultura popular. A estreia do documentário acontece no dia 19 de novembro (segunda-feira), às 20 horas, no clube Ouro Verde. Evento aberto ao público.

Com 30 minutos de duração, o filme traz uma série de depoimentos, imagens de arquivo e apresentações que costuram os 25 anos de história da roda de samba mais famosa da Cidade. Os músicos, amigos de infância, todos moradores do bairro, tornaram-se sambistas no quintal do Seu Lili – patrono da roda e violeiro que virou referência, sendo professor de muitos músicos da região, como Luís Américo. Com o falecimento do mentor, a missão de continuar a roda e, assim, não deixar morrer a cultura do local, se tornou uma missão ainda mais importante.

Roda de Samba da Ouro Verde

Desde então, a roda acontece todo sábado à noite, sem hora certa para começar (aproximadamente, às 21h), no clube Ouro Verde, tornando-se a representante do gênero na Baixada Santista. No repertório seleto, Noel Rosa, Cartola, João Gilberto e outros da mesma estirpe. O lugar, que não conta com muito espaço, recebe um público de mais 300 pessoas por noite, além de visitantes de diversos lugares que vem especialmente para viver a rara manifestação que não se deixa devorar pela modernidade.

A ideia de registrar essa história surgiu da admiração de um grupo de amigos que frequentam o clube Ouro Verde atrás da boa música. A produtora cultural Dayane Rodrigues falou sobre sua ideia ao músico Julinho Bittencourt, que apresentou a ela o coletivo de produção audiovisual Dose de Inspiração. A receita estava completa e em, aproximadamente, dois anos o grupo produziu o filme.

O documentário também celebra os 25 anos da roda e a duradoura amizade dos seus integrantes. E para quem quer mais informações sobre o trabalho, pode acessar o site www.dosedeinspiracao.com.br. O Clube Ouro Verde fica na Rua Nove de Julho, número 41, no Marapé.

[xb5yEGwjl3M]

SERVIÇO
Estreia documentário “Ouro Verde – A roda de samba do Marapé”
Quando: 19 de novembro (segunda-feira), às 20h
Onde: Clube Ouro Verde (Rua Nove de Julho, 41, Marapé, Santos)
Entrada franca
Assessoria de Imprensa: Rachel Munhoz (13-97929196)