Texto porJuicy Santos
Santos

Bettye LaVette – Emoção a flor da pele, ao som do blues

Quando comecei a acompanhar lançamentos musicais, percebi que o blues possui verdadeiras divas. Algumas delas, infelizmente, nem tão conhecidas pelo público brasileiro.

Um desses casos é o da cantora Bettye LaVette, que completou 50 anos de carreira recentemente, com o lançamento do ótimo disco Thankful N’ Thoughtful.

Bettye LaVette - Emoção a flor da pele, ao som do blues

Bettye segue a linha de Etta James. Tem voz forte e demonstra influência direta da soul music, além de traços de música folk norte americana e até mesmo do velho e bom rock´n roll. Essa mistura produz uma intérprete incrivelmente inspirada, diria até explosiva.

A voz de Bettye soa áspera na suinguada faixa de abertura, Everything Is Broken. Na faixa seguinte, I’m Not The One, com arranjo mais cadenciado, na linha do blues, ela demonstra porque é considerada uma diva do estilo. Essa performance se repete na ótima canção Crazy.

I´m Tired tem arranjo que é puro rock anos 70. E o flerte com esse estilo musical se repete em Everybody Knows This Is Nowhere, releitura impecável de um disco clássico de Neil Young. Como autor da música, ele deve ter ficado orgulhoso dessa versão.

A faixa título tem um forte tempero soul. Nesta faixa, aliás, Bettye revela ser da escola do gospel, que tantas divas formou ao longo das décadas.

Thankful N’ Thoughtful, o disco, é uma aposta mais do que certa para quem curte blues. Vale a pena conferir para ouvir a veterana cantora esbanjando vitalidade artística ao interpretar canções carregadas de emoção. Bettye LaVette merecia um espaço bem maior na nossa mídia.

By: Luiz Otero

O Luiz Otero usou o espaço Envie Seu Post para mandar seu material. Você também pode mandar sua contribuição para o Juicy Santos, com fotos, textos e o que mais quiser.