Texto porJuicy Santos
Santos

Tulipa Ruiz – Uma flor que nasce na MPB

O nome de Tulipa Ruiz pode sugerir o de uma nova flor descoberta na nossa rica natureza. E a comparação é até válida, se colocarmos a tal flor em questão no contexto musical. O novo talento, que por sinal nasceu em Santos, já tem uma carreira como cantora e compositora  que começa antenada com o mundo pop e com vertentes de nossa MPB.

tulipa ruiz

As influências de Tulipa Ruiz vão desde o pop rock dos anos 80 – Lulu Santos participa do disco – à chamada música de vanguarda da MPB. É possível observar traços do Grupo Rumo e de Itamar Assumpção em alguns momentos.

Ela já dividiu o palco com nomes como Milton Nascimento, Zélia Duncan, Arnaldo Antunes, Lenine, Nação Zumbi  e a cubana Yusa.

tulipa ruiz

Seu disco mais recente, chamado Tudo Tanto, tem uma forte essência pop, sem soar superficial. A canção É,  que abre o disco, representa bem a sonoridade que o ouvinte vai encontrar no álbum.

Tulipa tem um ar alegre, alto astral. Uma voz suave, de timbre agradável.

A faixa Quando Eu Achar tem um clima bem anos 80. Parece até que a Paula Toller vai começar a cantar com ela em dueto na canção. E o que parece impressão acaba acontecendo na faixa Dois Cafés, na qual Tulipa divide os vocais com Lulu Santos, ícone dos anos 80. Uma ótima canção pop!

A faixa Bom é outro momento bem interessante pois tem arranjo bem elaborado e intervenções eventuais de cordas.  A faixa Víbora demonstra ter influência de Luiz Melodia, da fase do disco Pérola Negra.

Ainda que esteja iniciando a sua jornada, Tulipa Ruiz releva ser uma artista incrivelmente madura que tem tudo para se firmar dentro de nossa MPB.

By: Luiz Otero