Texto porJuicy Santos
Santos

Hepatite B, um inimigo silencioso

Dentre  as muitas doenças que são transmitidas facilmente e demoram muito tempo a apresentar sintomas, a Hepatite B é, talvez, a pior delas.

Podendo causar um estrago sem retorno no seu fígado e inclusive uma cirrose fatal, o vírus da Hepatite B pode ficar “adormecido” e “escondido” no organismo humano por muitos e muitos anos. Cada organismo reage ao vírus de uma maneira própria: alguns desenvolvem anticorpos, outros apenas convivem com o vírus e outros desenvolvem o estado crônico da doença.

Existem muitos detalhes e variáveis sobre o assunto que não conseguirei abordar com propriedade aqui. Por isso, minha sugestão é: consulte um médico infectologista AGORA e peça os exames de sorologia dos principais vírus, principalmente aqueles em que já há vacinas disponíveis.

Atualmente os recém nascidos recebem a vacina da Hepatite B em até 12 horas após seu nascimento. Mas isso acontece há poucos anos e nem todos os jovens e adultos tiveram essa imunização. Acredite, uma parcela MUITO PEQUENA dos jovens e adultos estão imunes para os vírus da Hepatite!

As mulheres saem ganhando pois, quando quiserem engravidar, farão esta batelada de exames. Mas os homens não.

Existe vacina para as Hepatites A e B. Até os 29 anos você pode tomar na rede pública. Após esta idade será preciso tomá-las em clínicas particulares. Seguem alguns nomes das clínicas existentes em Santos:

A vacina da Hepatite B é dada em 3 doses e demora, no mínimo, 6 meses para ser validada.
O vírus da Hepatite é mais resistente e transmissível do que o do HIV. Esta presente no sangue, saliva, sémen, secreções vaginais e leite materno de doentes ou portadores assintomáticos. Ou seja, pra você continuar beijando, amando e amamentando sem se preocupar em contaminar ou ser contaminado, PREVINA-SE!