Texto porLudmilla Rossi
Santos

Curta Santos começa amanhã

Em uma semana, cinéfilos, realizadores e produtores cinematográficos de todo Brasil poderão acompanhar a programação da 10ª edição do ‘Curta Santos – Festival de Cinema de Santos’, que acontecerá de 17 a 23 de setembro, em vários espaços da Cidade. A abertura oficial, reservada para convidados, será realizada na segunda-feira (dia 17/09/2012), às 20h30, no Mendes Convention Center, com a presença ilustre de Laura Cardoso, do cantor Supla e artistas convidados.

Já a partir de terça-feira, dia 18, o público poderá conferir a exibição gratuita de mais de 70 filmes selecionados entre 800 inscritos de todo o Brasil, reunindo curtas e longas-metragens inéditos. Além dos títulos nacionais, o festival também contará com uma produção holandesa.

Outra novidade é o nome do evento, que passou de Festival Santista de Curtas Metragens para Festival de Cinema de Santos, em razão das mostras especiais de longas metragens que devem trazer à região produções inéditas de diretores e produtores consagrados nacionalmente. As tradicionais quatro mostras competitivas dobraram para oito, ao todo.

Nesta edição, o Curta Santos prestará homenagem ao Centenário do Santos Futebol Clube, comemorado em 2012. Por isso, um dia especial, com filmes amadores e profissionais, realizados por cineastas de todo o Brasil, foi destinado a esta temática. Além do clube, Sérgio Mamberti, Selton Mello e Luiz Zanin também recebem homenagem especial. A programação, horários e exibições podem ser conferidas no hotsite oficial do evento: www.curtasantos.com.br/10edicao.

Todas as atividades são gratuitas.

A realização é da Associação Olhar Caiçara e Associação dos Artistas do Litoral Paulista.

Apoio: prefeitura de Santos.