Texto porFlávia Saad
Santos (SP)

Cavalete Parade em Santos

Arte no lugar dos cavaletes irregulares que estão empesteando a cidade.

Essa é a ideia do Cavalete Parade, que acontece em vários municípios de todo o Brasil e em Santos também neste fim de semana.

Cavalete Parade em Santos

Saiba mais sobre o Cavalete Parade neste post do Brainstorm 9

A iniciativa está marcada para este sábado (29 de setembro). É simples: pegue um cavalete de propaganda política que esteja atrapalhando a passagem ou causando problemas no espaço público (posso dar uma sugestão? O calçadão da praia está CHEIO deles!). Faça qualquer tipo de ação artística em cima do nome/número. Pronto. Você já pode expor na Cavalete Parade.

Veja o que diz a página oficial do evento:

Já que os políticos brasileiros não respeitam o espaço público e o poluem com seus cavaletes, vamos deixar a cidade mais bonita com a Cavalete Parade.

Quer participar da Cavalete Parade em Santos? Siga as instruções e confirme presença na página do evento no Facebook:

1. Pegue um cavalete de político, que esteja atrapalhando o fluxo de alguma forma ou que causando poluição visual, emprestado.

2. Faça uma intervenção por cima. Cubra tudo, nome e número do candidato. O candidato que reinvidicar posse do cavalete estará, por sua vez, criando provas contra si mesmo.

3. No dia 29 de setembro, às 13h, acontece a exposição na Praça da Independência, no Gonzaga, o principal local com o maior abuso de uso desses cavaletes e em outros lugares também.

Cavalete Parade em Santos

É importante deixar claro que os cavaletes que podem ser utilizados para as intervenções são aqueles que infrigem a lei, atrapalham o ir e vir das pessoas ou que estão comprometendo a segurança delas num espaço público. Segundo a Lei Eleitoral (1997), o uso dos cavaletes não é ilegal; no entanto, os candidatos estão COM CERTEZA abusando dessa estratégia: “é permitida a colocação de cavaletes, bonecos, cartazes, mesas para distribuição de material de campanha e bandeiras ao longo das vias públicas, desde que móveis e que não dificultem o bom andamento do trânsito de pessoas e veículos”.