Bolo decorado com pasta americana: uma obra de arte


Publicado em 24/09/2012 às 13h:00 | Categorias: Comida

Quando me deparo com um bolo decorado com pasta americana fico pensando: “Gente, como pode?”. Acho que esse tipo de bolo é uma verdadeira arte: pela criatividade, habilidade, mas principalmente pelo fato de você saber que ele é feito para alguém celebrar, cortar e comer.

No aniversário da minha irmã decidi fazer uma surpresa e escolhi dar um bolo para comemorarmos. Logo procurei referências na Internet que fossem a cara dela. Vi um bolo de oncinha com um laço e pensei: pronto, é esse!

Mas, e para conseguir algo parecido aqui em Santos? Lembrei então da Reino Branco, da nutricionista Tati Branco (que conheci no 1º Bazar dos Blogs) e pensei em ver se ela topava um briefing tão maluco. A Tati não pensou duas vezes e ainda me contou que ela estava mega acostumada com encomendas desse tipo. Fiquei mega feliz, problema resolvido em instantes e graças ao Facebook.

Aprenda a fazer bolo decorado sem sair de casa clicando aqui!

Como sou mega curiosa pedi pra Tati fotografar o processo: eu queria saber as etapas e como o tal bolo decorado com pasta americana é feito. E a Tati megaaaaaaa paciente fotografou tudinho e me descreveu etapa por etapa – e ainda deu dicas! Haja paciência dela, né? Pra completar, eu ainda perguntei para ela se eu podia dividir as fotos (e os fatos) com os leitores do Juicy Santos. E ela deixou.

Prepare-se para o making-of dessa obra de arte, ops, bolo decorado. E se você tiver coragem, arrisque-se a ser artista com as dicas da Tati (eu prefiro ligar para ela e encomendar, hehe).

Bolo decorado de onça do Reino Branco: A MASSA

 

Nossos bolos começam com uma base de pão de ló tradicional (dica: ovos e margarina em temperatura ambiente, e ingredientes secos peneirados, pra dar leveza). Assar até o ponto de espetar um palito no bolo e este sair limpo. Deixar esfriar antes de rechear e cobrir.

Para o recheio foi feito brigadeiro branco (os ingredientes de qualidade fazem a diferença, principalmente o leite condensado, neste caso), com leite condensado, margarina e um toquinho de leite.

Bolo de onça com laço - pasta americana

Para cobrir com a pasta americana, abrir em superfície limpa e de preferência lisa (a pasta se marca muito facilmente). Abrir da espessura desejada e em tamanho suficiente pra cobrir o bolo de uma única vez, evitando emendas. Para a pasta grudar no bolo, passar uma fina camada do recheio na lateral do bolo antes.

Depois de coberto, é só decorar a gosto (no caso, pintamos as manchinhas de onça, mas poderia ser qualquer desenho ou figura, letras, etc). Usamos corante alimentício e pincéis finos, encontrados em qualquer loja de artesanato ou culinária (use seus pincéis somente para esta finalidade).

Nossos bolos são entregues em caixa personalizada, sempre lacrados com nosso adesivo próprio, para sua segurança.

Cada bolo é feito sob encomenda, sempre fresco, entregues no dia e horário combinado no momento do pedido. Só utilizamos marcas renomadas, pois qualidade faz diferença. Atendemos também pessoas com restrições alimentares (diabéticos – diet, celíacos – sem glúten, vegetarianos e veganos – sem proteína animal, doces light), com a possibilidade de adaptação de qualquer ítem do cardápio.
O bolo assa em mais ou menos 30 minutos, dependendo do forno e da umidade dos ingredientes (tamanho de ovo, qualidade de farinha, etc).

Curiosidade: a pintura, no caso das onças, dura umas 3h. Entre preparo e o bolo pronto, todo o processo levou 4 horas e meia. Muito amor, não?

Aqui está o resultado final:

Bolo de onça com laço

Aprenda a fazer também! É só clicar aqui!

 

Mais informações sobre a Reino Branco

Site da Reino Branco – confeitaria artesanal

Encomendas:  (13) 9109-4308

Ludmilla Rossi

Postado por:

Ludmilla Rossi

veja o perfil completo >