Texto porFlávia Saad
Santos (SP)

Programa legal em SP: Casa Tpm

O blog é de Santos, sim, mas quando um evento tão legal acontece aqui pertinho, a gente não pode deixar de registrar (e dar a dica!).

Neste fim de semana, a revista Tpm e a Trip Editora promovem a primeira edição da Casa Tpm. E é grátis!

Programa legal em SP: Casa Tpm

A Casa Tpm faz parte de uma série de eventos que envolvem o Manifesto Tpm, um movimento contra os novos clichês femininos e os velhos estereótipos que cismam em se reinventar desde o tempo de nossas avós.

Assim como nas páginas da revista que originou o encontro, a ideia é mostrar a mulher única, sem padrões, amarras e que faz o que quer.

Sente só alguns dos nomes que vão estar por lá…

No dia 4, sábado, estão confirmadas as presenças da antropóloga Mirian Goldenberg, do cartunista Laerte e da atriz Maria Ribeiro para discutir o que, afinal, significa ser mulher hoje. A filósofa Viviane Mosé, a jornalista Milly Lacombe, as criadoras do Motherns (Juliana Sampaio e Laura Guimarães Corrêa) e o jornalista e escritor Xico Sá fazem apresentações de 5 minutos sobre, respectivamente, educação e mulheres, mulher e homossexualidade, filhos e depilação feminina.

A pesquisadora Denise Gallo seleciona e comenta as imagens veiculadas na mídia que ajudam a definir o papel da mulher na sociedade. A cantora e compositora Karina Bühr faz o show de encerramento.

No domingo, tem o estilista Ronaldo Fraga e a modelo e apresentadora Carol Ribeiro debatendo se a moda liberta ou escraviza. A neurocientista Suzana Herculano-Houzel fala sobre as especificidades do cérebro feminino. O fotógrafo Bob Wolfenson mostra as imagens que representam a mudança da moda no Brasil. A comentarista de política Cristiana Lôbo avalia a participação feminina no poder. A psicóloga Joana de Vilhena Novaes e a atriz Ingrid Guimarães discutem o papel da beleza entre as mulheres. A empresária Paula Lavigne conta sua experiência como mulher de negócios. O show de encerramento reúne no palco as cantoras Wanderléa e Marina Lima.

Quem se inscrever no site da Tpm tem preferência quando chegar lá (com nome na lista), porque as vagas são limitadas. Mas, se você chegar no local e ainda tiver lugar, pode participar. As 100 primeiras pessoas que chegarem nos 2 dias levam uma assinatura da revista.

Além disso, rola transmissão online ao vivo no site da revista, na fan page no Facebook e no Twitter.

O Casa Tpm vai ser a partir das 14h30, no Nacional Club, que fica na Rua Angatuba, 703, Pacaembu, em São Paulo.