Texto porFlávia Saad
Santos (SP)

O sapato favorito da mulher santista

Scarpin? Slipper? Tênis? Oxford? Rasteira?

Adivinha qual é o sapato favorito da santista…

O sapato favorito da mulher santista

Não poderia ser diferente: para andar nas calçadas super bem conservadas (só que não) da cidade, a santista gosta mesmo é de usar sapatilha.

Bom, não posso dizer que estou surpresa, esse é meu tipo de calçado favorito também. Já aboli os saltos há uns bons 6 anos e nunca mais olhei para trás. Quando preciso usar sapato alto, em um casamento ou coisa do tipo, fico sofrendo uma semana antes (sério!).

A conclusão é de um estudo de alunos do 6º semestre do curso de Administração de Empresas da ESAMC Santos, orientados pela professora de Pesquisa de Mercado, Lilian Santos de Freitas Nakamori.

Eles entrevistaram 204 mulheres, de 16 a 60 anos, entre março e maio deste ano. Destas, 31% disseram preferir sapatilhas, quase o dobro das que gostam de tênis (17%), peep toe/meia pata (15%) e rasteirinha (11%). As demais participantes ficaram divididas entre salto quadrado, salto agulha, tamanco, anabela, scarpin, bota e mule.

A explicação me parece bem simples. Sapatilha alia conforto, preço amigo e diversos modelos bem legais disponíveis hoje em dia no mercado. Nem sempre foi assim. Há uns anos atrás, era bem raro encontrar esse tipo de sapato por aqui.

Mesmo assim, 85% das entrevistadas disseram que não abandonaram os saltos, mas quase 70% só usa nos fins de semana ou ocasiões especiais.

E, veja só, nós santistas somos mesmo apaixonadas por sapatos. Uma em cada quatro mulheres disse que vai uma vez por mês a lojas do gênero e 12% mais de uma vez por mês. E, como os preços variam bastante, 27% revelaram gastar até R$ 150 em um par.

As lojas de grifes seguem entre as preferidas. A unidade mais reconhecida pelas respondentes da região é a Stiletto (33%). Porém, 25% do total disseram adquirir novos modelos em lojas com menos renome.

“A quantidade de pares que as mulheres têm em casa nos surpreendeu. Algumas contaram ter mais pares do que previmos na opção: mais de 31″, revela a estudante Débora Silveira Cardoso Jauvne, responsável pelo levantamento ao lado de Fernanda Vidal, Jessica Lima dos Santos, Leônidas Perazzo Pizzolli e Mary Ellen Escobar dos Santos.

Segundo o levantamento, 40% das mulheres da Baixada Santista têm em média 11 a 20 pares de sapatos; a opção de 21 a 30 e Mais de 31 tiveram 18% de escolha cada; seguida de 17% que responderam ter entre 5 a 10 pares; e 8% até 5 pares. A maioria das mulheres que responderam calça número 37 (27%), 38 (17%), 36 (16%), 39 (12%) e 35 (9%). As demais ficaram entre os números 33 e 43.

Veja nosso post sobre a Glamour Pink, uma loja cheia de opções de sapatilhas.