Projeto Vovô Sabe Tudo da Prefeitura de Santos


Publicado em 18/07/2012 às 20h:45 | Categorias: Notícias de Santos, Solidariedade

Já falamos sobre as faculdades que possuem cursos para a Terceira Idade. E foi pesquisando sobre o assunto que ouvi falar do projeto Vovô Sabe Tudo da Prefeitura de Santos e quis saber melhor sobre o que se tratava.

Vovô Sabe Tudo

Para conhecer os detalhes e entender como o projeto começou e onde está hoje, fomos falar com a Rosana Gomes, Coordenadora da Proteção Social Especila de Média Complexidade da Secretaria de Assistência Social.

Como surgiu a ideia do Projeto Vovô Sabe Tudo?

A ideia original, de 1998, era de que a exemplo do que ocorre nos países europeus, os idosos pudessem ensinar seus ofícios e profissões aos mais jovens. No entanto, decorridos poucos meses de implantação percebemos que a riqueza do projeto estava na possibilidade da interação entre as gerações, portanto, o foco do trabalho passou a ser inter-geracional.

Como é feita a seleção dos participantes? Há um pré-requisito de idade e escolaridade?

Para participar, os idosos passam por um processo seletivo constituído de inscrição ( com critérios previamente estabelecidos: ter idade = ou superior a 60 anos, ser morador do município de Santos, ter renda pessoal de até 5 salários mínimos , possuir uma habilidade que possa ser transmitida especialmente a crianças e adolescentes); entrevista individual, onde é aplicada uma escala comportamental e a demonstração da habilidade a uma banca examinadora. Uma vez selecionado o idoso é treinado, assina um termo de compromisso com a Prefeitura de Santos cuja vigência é de 12 meses. Pelo cumprimento de 16 horas semanais de atividade, o idoso recebe um auxílio monetário no valor de 1 salário mínimo.

Vovô Sabe Tudo
Quem acompanha estes idosos?

O acompanhamento é próximo e contínuo em reuniões semanais com a equipe de Coordenação ou com a equipe da Secretaria da Educação em um treinamento específico em Educação de Valores.

Eles se tornam aptos para trabalhar em quais locais? Quantos estão participando atualmente?

Iniciamos o projeto piloto com 9 vovôs. Passaram pelo projeto 113 idosos, dos quais 46 permanecem atuando e realizando cerca de 8000 atendimentos mensais, não apenas nos equipamentos sociais da Secretaria de Assistência Social, mas também nas Secretaria da Educação, do Turismo, do Meio Ambiente, da Saúde, na Companhia de Engenharia de Tráfego e ONG’S da cidade.

Vovô Sabe Tudo

Quais os principais resultados vindos deste projeto, tanto para o idoso quanto para a Prefeitura?

Através da interação no Presente, os vovôs e vovós conseguem recriar a vida em conjunto, resignificando seus papéis sociais. Todos saem ganhando! Os idosos pela valorização pessoal, familiar, financeira  e social, e os mais jovens pela internalização da velhice como processo absolutamente natural do desenvolvimento humano; que ao contrário de ser temida ou desqualificada, pode ser potencializada e valorizada.

Vovô Sabe Tudo

O projeto foi consagrado o melhor da região sudeste em 2009, sendo vencedor do Prêmio de Tecnologia Social pela Fundação Banco do Brasil.

E ai? Conhecendo o projeto você consegue pensar em alguém perfeito pro trabalho? Fique atendo ao Diário Oficial de Santos pois as inscrições, quando abertas, são divulgadas lá!

*Fotos e release cedidos pela Prefeitura de Santos

Aline Brentegani

Postado por:

Aline Brentegani

veja o perfil completo >