Texto porFlávia Saad
Santos (SP)

O que aconteceu com o Pier 1 da Ponta da Praia?

No início da década de 2000, dois píeres foram construídos na Ponta da Praia e explorados comercialmente – o primeiro como restaurante (em frente ao Vasco da Gama) e o outro, como bar, com o nome de Pier do Chopp.

Eram duas opções bem populares de entretenimento e gastronomia em Santos. Lembro que, sempre que recebia algum amigo de fora da cidade, levava lá e eles babavam com a vista para a baía, com os navios passando e de frente para a Fortaleza da Barra.

Mas, se você passou recentemente pelo local, deve ter notado algumas mudanças. Afinal de contas, o que aconteceu com os píeres da Ponta da Praia?

antigo pier 1 da ponta da praia em santos

Bom, a mudança não é tão recente assim. O primeiro pier, aquele que era um bar, virou uma plataforma náutica de embarque para barcos, veleiros, canoas, caiaques, etc e um tipo de mirante onde o pessoal senta pra admirar a vista há um ano, mais ou menos.

Já o segundo agora está fechado em definitivo e o restaurante mudou para o próprio Vasco da Gama.

santos pier da ponta da praia

A questão se arrasta desde 2010, segundo uma matéria do jornal A Tribuna. Ambas as áreas pertencem ao Governo Federal e, por isso, a Superintendência de Patrimônio da União exigiu a saída do permissionário já naquela época. Só que recorre daqui, recorre de lá e o pier continuava aberto até meados de 2012. Mas as condições eram péssimas: bastava passar por lá para sentir o cheiro horrível de comida podre e óleo velho.

Foi uma ordem de desocupação da Justiça, em junho deste ano, que determinou o fechamento. A Prefeitura disse que vai aguardar o repasse da área para a União para iniciar a recuperação do pier.

E agora, o que será que vai aparecer no lugar do Pier 1?