Texto porFlávia Saad
Santos (SP)

Músico santista lança livro sobre Ennio Morricone

Mestre das trilhas sonoras, o italiano Ennio Morricone ganha justa homenagem – e pelas mãos de um santista.

O músico Tarso Ramos lança, no próximo dia 13 de julho (sexta-feira) no auditório do Sesc Santos, o livro O Homem das Estrelas – vida e obra de Ennio Morricone.

Músico santista lança livro sobre Ennio Morricone

No lançamento, rola um bate-papo com entrada gratuita com o autor sobre o papel da música no cinema com músico e autor do livro, juntamente com Tony Berchmans (músico e autor do livro “A Música do Filme”) e Flávio Viegas Amoreria (escritor e jornalista).

E, no dia seguinte (sábado), Ramos interpreta, com seu grupo Quatro Quartos, a obra do compositor para o cinema, com um telão que exibirá trechos dos filmes. Os ingressos custam entre R$ 1 e R$ 4.

Esse é a segunda investida do músico na literatura. O santista pesquisa a obra de Morricone desde 1993, quando teve contato com sua música para cinema pela primeira vez. Desde então, o músico passou a colecionar suas trilhas sonoras e sempre inclui-las em seu repertório. Em 2005, viajou para Florença, Itália, para assistir ao concerto Morricone Musica per Il Cinema, no Mandela Forum Firenze. Dois anos mais tarde, assistiu novamente ao mesmo concerto no Rio de Janeiro, onde teve a oportunidade de conhecer o compositor italiano pessoalmente.

O livro fala sobre a vida pessoal do compositor romano, seu sucesso, primeiro como arranjador de canções italianas e posteriormente como compositor de trilhas sonoras para o cinema, e suas parcerias com Sergio Leone e Giuseppe Tornatore. São suas as ambientações musicais de Era uma vez no Oeste, A Missão, Cinema Paradiso e Os Intocáveis.

Programa imperdível, hein?