Escolas de educação especial em Santos


Publicado em 15/07/2012 às 14h:00 | Categorias: Serviços

Você conhece uma pessoa com deficiência que precisa de ensino e orientação especializada? Conhece famílias que precisam de orientação sobre o assunto? E não sabe por onde começar? O Juicy relaciona pra você algumas instituições de Atendimento Educacional Especializado da nossa cidade que trabalha com esse público.

Há muito tempo se debate sobre os prós e contras da educação especializada. Alguns defendem uma educação inclusiva, onde alunos com todas as necessidades e índices de aprendizagem estão integrados; outros defendem que um ensino especial, com recursos, equipamentos e professores especializados, é a melhor solução enquanto a rede pública não está totalmente preparada para receber os alunos portadores de deficiência física e intelectual.

Problemática a parte, os alunos portadores de deficiência, hiperativos, bipolares, etc estão ai e precisam de atenção. Estas instituições complementam o ensino regular e possuem um trabalho multidisciplinar com terapeutas ocupacionais, psicólogos, fisioterapeutas, médicos, educadores físicos, etc.

Nossa cidade possui diversas entidades que acolhem e desenvolvem estes alunos. Em sua maioria são organizações não governamentais que se sustentam através de doações, repasses de verba da prefeitura e de empresas como a Petrobras, através da aprovação de projetos sociais.

Se você possui alguém para indicar ou pensa em ajudar a causa, segue algumas escolas especiais que conhecemos:

sindrome de down

Escola 30 de JulhoAv. Senador Feijó, 513 -Vila Mathias – Tel.: (13) 3797-2500 – email: [email protected]

A instituição direciona suas ações na educação para inclusão, onde faz atendimentos gratuitos a crianças, jovens e adultos portadores de deficiência intelectual.

Congregação Santista de SurdosRua Tocantins, 4 – Gonzaga – Tel.: (13) 3224-2859 – email: [email protected]

É uma Instituição filantrópica sem fins lucrativos que desdobra seus atendimentos em departamentos de cultura, clínico, social, jurídico, esportes e de assistência social voltado aos portadores de deficiência auditiva.

Up DownRua Prudente de Moraes, 64, Vila Mathias – Tel.: (13) 3877-6756

A Associação de Pais de Filhos com Síndrome de Down, também conhecida como Up Down, é uma pessoa jurídica de direito privado, sem fins lucrativos nem político-partidários, que busca divulgar informações atualizadas sobre a Síndrome de Down bem como defender os interesses das pessoas com esta síndrome.

Instituto Evolução - Rua Conselheiro Lafaiete, 91 – Embaré – Tel.: (13) 3273-4717 / 3273.4703 – email:  [email protected]

Uma organização da sociedade civil de interesse público (OSCIP) formada pela união de pais que possuem filhos portadores de deficiência e hoje atendem adolescentes a partir dos 14 anos de idade e adultos, de ambos os sexos, portadores de deficiência mental, síndrome de Asperger e síndrome de Down, moradores da região da Baixada Santista.

Napne - Rua Júlio Conceição, 53 – Vila Mathias – Tel.: (13) 3233-5531 / 3221-2030 – email: [email protected]

O Núcleo de Atendimento a Portadores de Necessidades Especiais, através de atendimentos técnicos especializados atende jovens e adultos com deficiência intelectual.

Apae - Rua Barão de Paranapiacaba, 91 e 236 – Encruzilhada – Tel.: (13) 3223-1262 – email: [email protected]

A Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais – APAE de Santos, fundada em 19 de outubro de 1962, vem prestando relevantes serviços ininterruptos em prol da Pessoa com Deficiência, há 50 anos na cidade de Santos.

Lar das Moças Cegas - Av. Ana Costa, 198 – Tel.: (13) 3226-2760 – email: [email protected]

Realiza atendimentos oftalmológicos e tecnologia oftálmica, psicológico, pedagógico e social para pessoas cegas ou com baixa visão.

Aline Brentegani

Postado por:

Aline Brentegani

veja o perfil completo >