Texto porFlávia Saad
Santos (SP)

Ação do Coração

Nesta semana que passou, vários amigos publicaram no Facebook fotos de corações de tecido que fazem parte da Ação do Coração.

O que é essa iniciativa? A gente te conta.

Ação do Coração

Trata-se de um evento que, no dia 2 de agosto (quinta-feira), às 13 horas, vai encher a Praça Mauá de corações para simbolizar o amor ao próximo e a vontade de fazer um mundo melhor pela vida da solidariedade. Todas as peças serão distribuídas para o público presente e haverá também a apresentação de uma orquestra.

A Associação Eduardo Furkini está por trás da ideia, realizando o desejo do ator santista Eduardo Furkini, que faleceu no ano passado. Em uma viagem a cidade de Viena, na Áustria, Furkini conheceu a experiência de uma ONG que expõe anualmente os corações, de várias cores e tamanhos, feitos em diversos locais do país europeu.

Ação do Coração na loja Roca em Santos

Existem vários pontos que estão apoiando a ideia. A loja de aviamentos Roca da Rua Alexandre Martins (foto), por exemplo, é um deles; o Miramar Shopping transformou uma de suas lojas disponíveis em ateliê para quem não tiver equipamento de costura ou não souber costurar ir lá fazer a sua parte. Até as crianças podem participar.

Quem optar por confeccionar os corações em casa, na escola, no grupo da igreja, etc. deve levar as peças nos seguintes pontos de coleta da Ação do Coração:

TV Tribuna (São Vicente)- de 2ª feira à 6ª feira das 9 às 17h
Museu do Café – de 3ª feira à sábado – das 9h às 17h e domingo das 10 às 17h.
Pinacoteca Benedito Calixto – de 3ª a domingo – das 9 às 18h.
Sesc Santos – de 3ª feira à domingo – das 9h às 21h30 e sábado/domingo e feriados das 10 às 18h30.
Prefeitura Municipal de Santos – de 2ª feira à 6ª feira das 8 às 17h.
Fundo Social de Solidariedade de Santos – de 2ª feira à 6a feira das 8 às 18h.

Veja a programação da Ação do Coração para o dia 2 de agosto:

Local: Praça Mauá – Centro Histórico – Santos/SP
Todas as atividades são gratuitas.

12 horas – A Tradicional sirene de A Tribuna fará uma homenagem à Ação do Coração prolongando o seu toque neste dia, dando início a Ação.
12h02 – Apresentação da Orquestra do Instituto Pão de Açúcar – Regência Daniel Misiuk
12h40 horas – Saudação de Coração – Prefeito de Santos, João Paulo Tavares Papa; Presidente do Fundo Social de Solidariedade, Silvia Papa; e Presidente de Honra da Associação Eduardo Furkini, Regina Conceição.
12h50 – Coral da Escola de Música Kátia Boccato.
13 horas – Tapete de corações cobrirá o chão da Praça Mauá, onde as pessoas irão circular e recolher dois corações.
14h30 – Caminhada do Coração – O público será convidado a seguir em direção ao Santuário Santo Antônio do Valongo, carregando corações e espalhando amor pelas ruas de Santos.
15 horas – Paz no Coração – Celebração Ecumênica
15h30 – Encerramento – Saída dos atores da Cia Teatro Era Uma Vez e dos voluntários da Associação Eduardo Funkini para doar corações aos enfermos internados nos hospitais.