Texto porLudmilla Rossi
Santos

Santos no dia do desafio 2012

Campanha anual realizada com o propósito de incentivar a prática cotidiana de atividades físicas. Realizada sempre na última quarta-feira do mês de maio, que será dia 30/05, favorece a difusão do Esporte para todos e estimula a adoção de hábitos saudáveis por parte dos cidadãos e suas comunidades.
Este ano a cidade de Santos enfrenta a cidade de Vila Velha, no Espírito Santos, com atividades a partir do dia 27/05, mas com a contagem oficial de participantes a partir da meia noite do dia 30 para o dia 31/05, com a tradicional Prova Pedestre Noturna, saída do Parque Municipal Roberto Mário Santini, com percurso misto (asfalto e areia), de aproximadamente 7 km. Confira abaixo a Programação Completa do Dia do Desafio 2012:

especial
DESAFIO DO PEDAL
O atleta amador Ricardo José Arcanjo, detentor do recorde atual brasileiro e sul-americano de tempo pedalando, iniciará sua tentativa de superar a marca de 73h sobre uma bicicleta de aro 26, sem parar de pedalar nem sequer para se alimentar. O atleta ficará em pista fechada com suporte técnico e supervisão médica, sendo avaliado pela Instituição de recordes Ranking Brasil e pela Confederação Brasileira de BMX Freestyle. O término da atividade acontecerá na Praça do BNH, no encerramento do Dia do Desafio. Grátis.
Estacionamento da unidade.
27/05, 28/05, 29/05, 30/05. Domingo a quarta.

DESAFIO DA REMADA
O canoísta Fábio Paiva e outros atletas da cidade, em revezamento, desafiarão o mar e o cansaço em canoa havaiana, remando por 8h, entre o Emissário Submarino e o Aquário Municipal. A largada será no Emissário, dia 29/05 às 23h30, com chegada prevista no Aquário às 7h30, dia 30/05. Grátis. Informações no Setor de Esportes.
29/05, 30/05. Terça, a partir das 23h30.

DESAFIO AO AR LIVRE
Intervenções artísticas e atividades esportivas e recreativas na Praça Mauá (Centro), das 11h às 14h; no Sambódromo (Zona Noroeste), das 9h às 12h e das 14h às 17h e Praça do BNH (Aparecida), das 16h às 22h. Grátis.
30/05. Quarta, das 9h às 21h.

DESAFIO NAS EMPRESAS
Aulas de ginástica laboral nas empresas e escolas, desenvolvidas por alunos dos cursos de Educação Física das Universidades de Santos. Em diversos espaços da cidade. Grátis. Agendamento prévio no Setor de Esportes.
30/05. Quarta, das 8h às 18h.

CLÍNICA DE SLACKLINE
Os atletas de slackline que participarão do desafio promoverão uma clínica para o público em geral. Grátis.
Praça do BNH.
30/05. Quarta, das 16h às 22h.

DESAFIO DE BMX
Desafio de salto em altura com obstáculo pelos atletas de BMX da região. Haverá também uma clínica da modalidade. Leve a sua bicicleta. Grátis.
Praça do BNH.
30/05. Quarta, das 16h às 22h.

DESAFIO DE NATAÇÃO
Um grupo de alunos de natação do SESC e da academia Estilo do Corpo, realizarão um revezamento de natação. O desafio será o de cada participante nadar durante 15 minutos, somando um total de 9h. Grátis. Informações no Setor de Esportes
Parque Aquático.
30/05. Quarta, das 9h às 18h.

DESAFIO DE SLACKLINE
O Slackline é um esporte de equilíbrio sobre uma fita de nylon estreita e flexível, desenvolvido e difundido em todo o mundo e praticado, geralmente, a uma altura de 30 centímetros do chão. Sua origem vem da modalidade escalada esportiva, onde era utilizado como treino para o desenvolvimento do equilíbrio. O desafio será o de colocar o maior número de praticantes ao mesmo tempo se equilibrando nas fitas. Grátis.
Estacionamento da unidade.
30/05. Quarta, às 19h.

MARATONA DE REVEZAMENTO DO DESAFIO
Atletas da cidade, percorrerão um roteiro com as principais ruas de Santos, para divulgar o Dia do Desafio.
Largada no Parque Roberto Mario Santini e chegada na Grátis.
Praça do BNH.
30/05. Quarta, das 7h às 20h.

REMADA NO MAR
A equipe do canoísta Fábio Paiva, introdutor da canoa havaiana no Brasil, realizará vivência em canoa catamarã, para aqueles que pretendam experimentar o esporte. Grátis. Informações no Setor de Esportes.
Embarque em frente ao Aquário Municipal.
30/05. Quarta, das 9h às 14h.

torneios e campeonatos
PROVA PEDESTRE NOTURNA
Evento tradicional que marca a abertura do Dia do Desafio. Percurso misto (asfalto e areia) de aproximadamente 7KM. Concentração com apresentação circense do Grupo Picadeiro Aéreo e aula aberta de dança de salão. Parque Municipal ‘Roberto Mário Santini’. Grátis. Inscrições limitadas, a partir do dia 15/05, no Setor de Esportes.
30/05. Concentração no dia 29/05, terça, a partir das 21h. Largada, às 0h.

CIRCO
espetáculos
PICADEIRO AÉREO – CAMINHÃO TRAPÉZIO
Espetáculo que se diferencia por acontecer em cima de um caminhão com 22 metros de comprimento. O caminhão se transforma em um grande trapézio onde os artistas realizam acrobacias aéreas em uma altura de 14 metros. O Espetáculo conta a história, de forma poética, da chegada dos primeiros grupos circenses no Brasil e como os espetáculos de circo foram se modernizando e evoluindo através dos tempos. Com grande efeito cênico, luzes e tecnologia o caminhão trapézio surpreende o público pela beleza estética e pelo arrojo dos artistas. Direção artística e circense de José Wilson Moura Leite, fundador do Picadeiro Circo Escola. Dia 29/05, às 22h30, no Parque Roberto Mário Santini e no dia 30/05, às 19h, na Praça do BNH. Grátis. Grátis.
29/05, 30/05. Terça, às 22h.; Quarta, às 19h.