Texto porLudmilla Rossi
Santos
TAGs

H&M no Brasil

E houve buatush… que a H&M chega ao Brasil em 2013 dando voadora na mãe, sem dó nem piedade. As notícias que temos é que a rede gigante de varejo mundial chega ao país abrindo 30 (isso mesmo, TRINTA!) lojas simultâneas.

Por hora não há grandes confirmações, mas o que é óbvio é que o mercado brasileiro vem sendo estudado pela rede sueca há quatro anos. Os maiores rumores são que já há escritório em São Paulo, que a Riachuelo estava sendo sondada para facilitar a operação e que fornecedores de outras redes de varejo (como Renner e C&A) foram contactados.

Apesar do contentamento com a notícia, tenho a mesma impressão da chegada da Top Shop no Brasil – os preços não serão tão amigos quanto parecem. É inconcebível pensarmos que vamos encontrar uma boina por R$ 10 ou uma camiseta por menos de R$ 30, e esses são os preços praticados lá fora normalmente.

A gente sabe que a carga tributária do Brasil não vai nos deixar tão contentes. Para ter essa certeza, basta olhar meia dúzia de etiquetas nas lojas de departamento: difícil achar atualmente algo muito bacana por menos de R$ 50. A Renner tá virando Zara, e a Zara tá virando uma aberração com preços salgados em massa.

Enfim, voltando à H&M – muito poliéster, muita coisa descartável e tudo muito rápido como toda boa fast-fashion. Com aquela bela garimpada dá para achar clássicos baratinhos que moram nos armários por muito tempo, um garimpo muito divertido diga-se de passagem. Ou aquelas coleções disputadíssimas de designers para fast-fashion: Lanvin, Lagerfeld, Versace, Madonna e outros já lançaram coleções em parcerias com a rede.

Vamos aguardar as datas de inauguração e sonhar com uma dessas abrindo em Santos algum dia.