Texto porLudmilla Rossi
Santos

Festival SESC Melhores Filmes de 2012

O SESC Santos apresenta o Festival SESC Melhores Filmes de 2012, que acontecerá no Cine Roxy do Pátio Iporanga. Começa no dia 04 de abril de 2012, próxima quarta-feira e vai até o dia 19. Confira a programação e a sinopse dos filmes exibidos.

04/04 – quarta
19h30 – Filme de Abertura: Girimunho

10/04 – terça
16h15 – Melancolia
20h15 – O Palhaço

11/04 – quarta
16h15 – Saturno em Oposição
20h15 – Riscado

12/04 – quinta
16h15 – Triângulo Amoroso
20h15 – As Canções

13/04 -sexta
16h15 – Medianeras: Buenos Aires na Era do Amor Virtual
20h15 – O Garoto da Bicicleta

14/04 – sábado
16h15 – Rock Brasília – Era de Ouro
20h15 – Bahêa Minha Vida – O Filme

15/04 – domingo
16h15 – O Mágico
20h15 – Cisne Negro

16/04 – segunda
16h15 – Homens e Deuses
20h15 – A Árvore da Vida

17/04 – terça
16h15 – A Pele que Habito
20h15 – Cópia Fiel

18/04 – quarta
16h15 – Tio Boonmee, que Pode Recordar Suas Vidas Passadas
20h15 – Um Conto Chinês

19/04 – quinta
16h15 – Trabalhar Cansa
20h15 – Meia-noite em Paris

Sinopses

girimunho-cinema
Filme de Abertura: Girimunho

Direção: Clarissa Campolina, Helvécio Marins Jr. Brasil, Alemanha, Espanha, 2011, 90 min. Com: Bastú, Maria do Boi, Preta, Branca, Batatinha, Miltinho, Izadora Fernandes, João das Neves, João da Mata, Pedro Barbeiro. No sertão mineiro, onde o tempo parece andar ao ritmo do rio, duas senhoras acompanham o girar do redemoinho. Bastú acaba de perder o marido Feliciano e sem choro busca abrigo nos sinais do dia a dia e em suas lembranças. Mas é na liberdade dos sonhos e nas novidades trazidas pelos netos que ela faz sua própria transformação. Maria carrega em seu tambor a alegria e força de seu povo. Seu batuque ecoa os sons de outros lugares e marca a presença daquilo que não pode morrer. Neste universo onde a tradição é surpreeendida pela novidade e a realidade pela invenção, pequenos movimentos podem fantasiar o correr da vida.

Melancolia
Direção: Lars Von Trier. Alemanha, Dinamarca,França, Itália, Suécia, 2011, 130min. Com: Kirsten Dunst, Charlotte Gainsbourg, Kiefer Sutherland, Charlotte Rampling. Um planeta chamado Melancolia está prestes a colidir com a Terra, o que resultaria em sua destruição por completo. Neste contexto Justine se prepara para o casamento com Michael. Ela recebe a ajuda de sua irmã, Claire, que juntamente com seu marido John realiza uma festa suntuosa para a comemoração, em meio à depressão de Justine.

opalhaco-sesc-cinema
O Palhaço

Direção: Selton Mello, Brasil, 2011, 90min. Com: Selton Mello, Paulo José, Giselle Motta, Larissa Manoela. Benjamin trabalha no Circo Esperança junto com seu pai Valdemar. Juntos, eles formam a dupla de palhaços Pangaré & Puro Sangue e fazem a alegria da platéia. Mas a vida anda sem graça para Benjamin, que passa por uma crise existencial e, volta e meia, pensa em abandonar Lola, a mulher que cospe fogo, os irmãos Lorotta, dona Zaíra e o resto dos amigos da trupe. Seu pai e amigos lamentam o que está acontecendo com o companheiro, mas entendem que ele precisa encontrar seu caminho, a sua identidade. Quando chega a hora da partida, a tristeza visita os amigos da diversão e de concreto mesmo, só a certeza de que o mundo dá voltas, redondo como o picadeiro.

Saturno em Oposição
Direção: Ferzan Ozpetek, França, Itália,Turquia, 2007, 110min. Com: Stefano Accorsi, Margherita Buy, Pierfrancesco Favino, Serra Yilmaz. Um grupo de amigos que viveram a juventude nos anos 80 e 90, estão a beira dos quarenta e tiram as contas sobre o sentido de tal amizade, dos seus romances e de suas vidas. O tema da separação, seja na amizade e no amor e a impossibilidade de aceitá-la irá obrigá-los a se confrontar com os seus sentimentos, suas ações e seus medos mais profundos. O que aconteceria se em vez de esconder, negar ou remover mudanças sentimentais ou existenciais, se começasse a não esconder mais nada, a desabafar tudo e a confrontar coletivamente os próprios desejos, segredos, cada um com sua própria vontade de novas relações e sentimentos? Como se podem superar todos os medos ligados às mudanças da própria vida? Como não se separar nunca, mesmo quanto tudo ao teu redor pede por isso.

Riscado
Direção: Gustavo Pizzi, Brasil, 2010, 85min. Com: Karine Teles, Camilo Pellegrini, Dany Roland, Otávio Muller. Bianca é uma atriz cuja carreira ainda não deslanchou. Para se manter ela imita grandes divas do cinema e trabalha divulgando eventos. Sua sorte parece mudar quando consegue o papel principal de uma grande produção internacional. Inspirado por sua personalidade e seu trabalho, o diretor do longa-metragem resolve transformar a protagonista em uma versão da própria Bianca.

As Canções
Direção: Eduardo Coutinho, Brasil, 2011, 90min.Documentário. Homens e mulheres cantam músicas que marcaram suas vidas. De Eduardo Coutinho, diretor de “Babilônia 2000”, “Edifício Master”, “Peões” e “Santo Forte”.

Triângulo Amoroso
Direção: Tom Tykwer, Alemanha, 2011, 119min.Com: Sebastian Schipper, Devid Striesow, Sophie Rois, Angela Winkler, Alexander Hörbe, Hans-Uwe Bauer, Annedore Kleist,Winnie Böwe, Peter Benedict, Michael Dorn. Casal de meia-idade que vive em Berlim entra em crise. Ele descobre que tem câncer, ela conhece um geneticista atraente.

medianeras

Medianeras: Buenos Aires na Era do Amor Virtual
Gustavo Taretto, Alemanha, Argentina, Espanha, 2011, 95min. Com: Pilar López de Ayala, Javier Drolas, Rafael Ferro, Carla Peterson. Martin está sozinho, passa por um momento de depressão e não se conforma com a maneira com que a cidade de Buenos Aires cresceu e foi construída. Como trabalha de casa, pouco sai e fica o tempo todo conectado na internet. É através dela que conhece Mariana, aficcionada por chats. Eles iniciam um relacionamento virtual, sem saber que moram na mesma quadra.

O Garoto da Bicicleta
Direção: Direção: Jean-Pierre Dardenne, Luc Dardenne. Bélgica, França, Itália, 2011, 87min. Com: Thomas Doret, Cécile de France, Jérémie Renier, Fabrizio Rongione. Cyril Catoul tem 11 anos de idade e um objetivo: encontrar o pai, que o deixou em um orfanato. Por acaso ele conhece Samantha, a administradora de um salão de cabeleireiro, que permite que o garoto passe os fins de semana com ela. Entretanto, Cyril não consegue reconhecer o carinho com o qual é tratado por Samantha, graças à raiva que sente por ter sido abandonado pelo pai.

Bahêa Minha Vida – O Filme
Direção: Marcio Cavalcante, Brasil, 2011, 112min. Documentário que evidencia que o Bahia é mais que um clube, mais que paixão,loucura, amor. Quando um torcedor afirma: “Eu sou Bahêa!”, não é no sentido figurado, é no literal. Ele é o clube e o clube também é ele. As vidas se misturam numa só. Há explicação para essa relação? O filme fala sobre a paixão da torcida, sonhos e vida, muitas vidas, expressas em alegrias e lágrimas, em gritos e silêncios, em desencantos e euforias. Uma verdadeira homenagem à nação tricolor. A equipe do filme entrevistou 120 pessoas e percorreu sete cidades. Jornalistas, jogadores, comentaristas, árbitros, artistas e torcedores especiais são os narradores das alegrias, tristezas e superações da trajetória do time conhecido como Tricolor de Aço.

Rock Brasília – Era de Ouro
Direção: Vladimir Carvalho, Brasil, 2011, 111min. Documentário.Com imagens de arquivo, filmadas por Vladimir Carvalho desde o fim dos anos 1970, o documentário encerra uma trilogia sobre a construção cultural e ideológica da capital federal. Traz as bandas de Brasília – Legião Urbana, Capital Inicial, Plebe Rude – que fizeram a trajetória clássica do herói: vencer empecilhos e ir atrás de um grande desafio que era a conquista de um lugar na cultural nacional. Eles fazem parte da primeira geração de filhos de políticos, diplomatas e outros intelectuais que começou a surgir nos anos 1980.

Cisne Negro
Direção: Darren Aronofsky, EUA, 2010, 108min. Com: Natalie Portman, Mila Kunis, Winona Ryder, Vincent Cassel. Nina é bailarina numa companha de balé em Nova York e cuja vida é consumida pela dança. Ela vive com sua mãe, a bailarina aposentada Erica, que apóia totalmente as prentensões profissionais da filha. Ambiciosa, Nina pretende conseguir o papel principal na montagem do clássico “O Lago dos Cisnes”. É quando o diretor Thomas Leroy decide substituir sua estrela Beth MacIntyre e colocar Nina em seu lugar. Mas eis que surge na companhia de dança a jovem Lily, que também impressiona Leroy. Para o diretor, Nina representa perfeitamente a inocência e a graça do Cisne Branco, enquanto Lily tem a astúcia e a sensualidade do Cisne Negro. A rivalidade entre elas se estabelece, numa relação que está no limiar do amor e do ódio.

O Mágico
Direção: Sylvain Chomet, França, Inglaterra, 2010, 90min. Com: Jean-Claude Donda, Eilidh Rankin, Duncan MacNeil, Raymond Mearns. A história de um artista que está em decadência, cuja fase de glória está sendo roubada por estrelas emergentes do rock. Forçado a aceitar tarefas cada vez mais obscuras, como se apresentar em bares falidos e festas no jardim, ele conhece uma jovem fã que muda sua vida para sempre.

A Árvore da Vida
Direção: Terrence Malick, EUA, 2011, 138min. Com: Brad Pitt, Sean Penn, Jessica Chastain, Fiona Shaw. A relação conflituosa entre pai e filho de uma família comum, ao longo dos séculos, desde o Big Bang até o fim dos tempos, em uma fabulosa viagem pela história da vida e seus mistérios, culminando na busca pelo amor altruísta e o perdão.

Homens e Deuses
Direção: Xavier Beauvois, França, 2010, 122min. Com: Lambert Wilson, Michael Lonsdale, Olivier Rabourdin, Philippe Laudenbach. Há anos morando num mosteiro, na Cordilheira do Atlas, na Argélia, um grupo de monges franceses passa a ser ameaçado de morte diante da explosão do fundamentalismo islâmico no país, na década de 90.

A Pele que Habito
Direção: Pedro Almodóvar, Espanha, 2011, 120min. Com: Antonio Banderas, Elena Anaya, Marisa Paredes, Jan Cornet. Adaptação do romance “Mygale”, de Thierry Jonquet. Drama de vingança e terror, conta a história de um cirurgião plástico que, após a morte trágica da esposa num incêndio, tenta fabricar uma pele perfeita capaz de resistir a dor e a queimaduras, em meio a vingança pela morte de sua única filha, uma jovem com deficiências cognitivas.

Cópia Fiel
Direção: Abbas Kiarostami, França, Irã, Itália, 2010, 106min. Com: Juliette Binoche, William Shimell, Jean-Claude Carrière, Agathe Nathanson. James Miller é um filósofo inglês que vai a uma pequena cidade da Toscana apresentar seu livro sobre o valor da cópia na arte. Chegando lá, encontra a francesa Elle, dona de uma galeria de arte há muitos anos, que vive com seu filho pré-adolescente. Eles passam a tarde juntos. Ao mesmo tempo em que vão se conhecendo, começam a desenvolver um complexo jogo de interpretação de personagens.

Tio Boonmee, que Pode Recordar Suas Vidas Passadas
Direção: Apichatpong Weerasethakul, Alemanha, Espanha, França, Holanda, Inglaterra,Tailândia, 2010, 114min. Com: Thanapat Saisaymar, Sakda Kaewbuadee, Jenjira Pongpas. Sofrendo de insuficiência renal, Tio Boonmee resolveu passar os últimos dias de sua vida recolhido em uma casa perto da floresta e ao lado de entes queridos. Durante um jantar com a família, o espírito de sua esposa falecida aparece para ajudá-lo em sua jornada final. A eles se junta Boonsong, filho de Boonmee que retorna após muito tempo metamorfoseado em outra forma de existência. Juntos, eles percorrerão o interior de uma caverna misteriosa, onde Boonmee nasceu em sua primeira vida.

Um Conto Chinês
Direção: Sebastián Borensztein, Argentina,Espanha, 2011, 93min. Com: Ricardo Darín, Muriel Santa Ana, Ignacio Huang, Javier Pinto. Buenos Aires. Roberto é um veterano da Guerra das Malvinas e o mal humor em pessoa. Cheio de manias, ele é dono de uma loja de ferragens, onde também mora e curte sua solidão. Até o dia em que resolve ajudar o Jun e sua vida vira de cabeça para baixo. Afinal, um não sabe falar a língua do outro e enquanto o chinês está sozinho num país estranho, o argentino só quer recuperar sua amada tranquilidade. Será que ele vai conseguir?

Meia-Noite em Paris
Direção: Woody Allen, Espanha, EUA, 2011, 100min. Com: Owen Wilson, Rachel McAdams, Kurt Fuller, Mimi Kennedy. Gil, roteirista americano que quer se tornar romancista, vai a Paris com a noiva e seus futuros sogros. Passeando pela cidade à noite, se perde e embarca numa viagem pelo tempo, encontrando vários intelectuais e artistas do passado.

Trabalhar Cansa
Direção: Marco Dutra, Juliana Rojas, Brasil, 2011, 99min. Com: Helena Albergaria, Marat Descartes, Naloana Lima, Gilda Nomacce. Helena, dona-de-casa, está realizando um antigo sonho: abrir um pequeno negócio. Ela aluga um estabelecimento abandonado e inicia a montagem de um mini mercado. Quando Otávio, seu marido, perde subitamente o cargo como executivo em uma grande corretora, tem início um processo de desestabilização da família. Ao mesmo tempo, Helena enfrenta problemas no mercado: produtos desaparecem e um estranho odor impregna o local. A mancha na parede cresce a cada dia, ganhando um aspecto assustador. O ambiente do mercado parece tomar vida, num clima de perturbação constante que afeta o comportamento das pessoas presentes, principalmente de Helena e sua família.

Serviço
As sessões acontecerão no Cine Roxy 4 do Pátio Iporanga (Av. Ana Costa, 465 – Gonzaga), parceiro do Festival.
Verifique a classificação indicativa de cada filme!

Venda de ingressos a partir de 01/04, apenas na bilheteria no Cine Roxy.

R$ 4,00 (inteira); R$ 2,00 (usuário matriculado no SESC e dependentes, +60 anos, estudantes e professores da rede pública de ensino). Grátis (trabalhador no comércio e serviços matriculado no SESC e dependentes).