Texto porFlávia Saad
Santos (SP)

Yoga para mães e pais

Yoga não é apenas uma modalidade meditativa para adultos. No dia 17 de março (o curso foi adiado) 10 de março (sábado), a professora Adriana Vieira ministra um curso bem bacana de yoga para mães e pais no espaço Namaskar Yoga, em Santos.

Durante a gestação, mães e pais ficam ansiosos para o tão esperado momento: o parto. Para aprender mais sobre esse período de novidades e expectativas, a prática milenar que preconiza o autoconhecimento, pode ajudar a nova família na gravidez e encerrar o período com um parto ativo, saudável e feliz.

A professora e jornalista Adriana Vieira, que tem bastante experiência no assunto e já apareceu em uma entrevista aqui no blog, vai dar dicas sobre respirações para acalmar a mente, trazendo mais serenidade e também para a hora do trabalho de parto, a expulsão, que requer força direcionada corretamente, com uma mente mais ativa, porém relaxada, e claro, a colaboração total do parceiro.

Yoga para mães e pais

Outras técnicas que o curso aborda são os ásanas, exercícios psicofísicos de yoga que ajudam o casal a praticar juntos durante o período da gestação, e também na hora do trabalho de parto. Durante as aulas, ela passa vídeos sobre partos e nascimentos e depoimento de casais que já passaram pela experiência.

Veja abaixo algumas dicas de preparação para o parto:

  • Respiração para relaxar e manter a mente tranquila (durante a gestação e também em trabalho de parto, entre as contrações)
  • Inspire suavemente pelas narinas contando três tempos
  • Exale também pelas narinas, mais longamente do que a inspiração, entre quatro a seis tempos
  • O casal pode praticar sentados um de frente ao outro. Ambos devem manter a coluna ereta para liberar o diafragma e facilitar a respiração

Respiração para o trabalho de parto (a gestante deve praticar somente após 37 semanas)

  • Inspire em três tempos
  • Retenha a respiração sem que haja desconforto
  • Exale fortemente fazendo a força que vai da direção dos pulmões rumo ao baixo ventre

Relaxar a lombar

  • Sente-se sobre os calcanhares e depois deite-se separando os joelhos e unindo seus pés
  • O companheiro pode massagear a lombar no sentido circular e depois pressionar levemente o osso sacro para aliviar incômodos
  • Apoie uma bolsa de água quente sobre a região e mantenha por alguns minutos, enquanto sua respiração estiver confortável

O curso com Técnicas de Yoga para “Casais Grávidos” acontece no dia 10 de março (sábado), das 10 às 13 horas, na Av. Ana Costa, 388 (Gonzaga) – Santos (SP). Para saber mais, visite o site do curso. Mais informações e inscrições pelo e-mail [email protected] ou pelo telefone (13) 9787-6693.