Texto porLudmilla Rossi
Santos

Rubens Ewald Filho no Sesc Santos

A Crítica de Cinema e a Relação com o Espectador. Uma discussão sobre crítica e público com Rubens Ewald Filho, pioneiro na imprensa brasileira a escrever sobre filmes na TV, trabalhou nos principais órgãos de imprensa do Brasil e nas emissoras de televisão. Além de outras atividades, realiza comentários no rádio que são distribuídos por todo o Brasil. Mediação de André Azenha, editor do CulturalMente Santista e do CineZen, que também promove o debate e trabalhou com Rubens entre 2008 e 2009.

Quem conferiu, no último dia 26/02, o Oscar na TNT, pôde acompanhar os comentários do crítico de cinema santista Rubens Ewald Filho. Pioneiro na crítica cinematográfica do país, Rubens foi o primeiro a aparecer na televisão, em horário nobre, comentando os filmes com frequência. Também foi o primeiro ao escrever sobre filmes na TV, trabalhou nos principais órgãos de imprensa do Brasil e nas emissoras de televisão. Além de outras atividades, realiza comentários no rádio que são distribuídos por todo o território nacional e assina um blog no R7.

“Há muito tempo que não venho a Santos e não tenho tido contato com o publico da cidade. Em parte, porque não tenho recebido convites. Por isso que aceitei essa ideia, ainda mais num momento tão oportuno, tão perto do Oscar, o que sempre dá o que falar. A verdade é que voltar para o lar é sempre um momento forte para mim, agora que a família que vivia aí já se foi. São muitas lembranças, momentos felizes, saudade. Mas é o momento certo de trocar experiências e discutir projetos”, diz Rubens.

É a chance de conhecer um pouco mais das opiniões daquele que é considerado o maior crítico brasileiro. Essa atividade faz parte do FESTIVAL SESC MELHORES FILMES 2012 – O mais antigo festival de cinema de São Paulo, está em sua 38ª edição em 2012, premiando os filmes que agradaram o público e a crítica em 2011. A votação se divide nas seguintes categorias: filme, diretor, fotografia, atriz e ator nacional; e filme, diretor, atriz e ator internacional.

rubens-ewald-sesc
A novidade desta edição é que o público passa a votar também nos melhor documentário nacional. Os filmes mais votados farão parte da programação especial do evento que começa em abril. Desde 2010 a programação do Festival também acontece em Unidades do SESC do interior de São Paulo, levando o melhor do cinema a 16 cidades e tornando-se um dos maiores festivais em alcance do país.

Serviço:
Bate-papo “A crítica de cinema e a relação com o espectador”, com Rubens Ewald Filho
DATA: 13/03/2012, terça
HORÁRIO: às 20h
LOCAL: Auditório (SESC Santos)
INGRESSOS: Grátis
CLASSIFICAÇÃO: Livre