Texto porJuicy Santos
Santos

Projeto Ciclocênico une teatro e bikes na Fonte do Sapo

Neste sábado à tarde, às 17h30, quem estiver passeando na orla da praia vai encontrar uma trupe de atores rebocando carroças com suas bicicletas. Em instantes, a estrutura se transforma em palco para o espetáculo de rua “Farrandança”, do Projeto Ciclocênico.

Toda a ação acontece na Fonte do Sapo, entre os canais 5 e 6.

bicicletas, orla de santos, teatro, grátis
Foto: Rodrigo MMorales

A ideia nasceu da parceria dos grupos Coisas de Teatro Cia. de Arte e Teatro Widia, a partir do desejo de colocar a arte ao alcance de todos. Dados do Ministério da Cultura apontam que 95% da população brasileira nunca foi ao teatro. Para atingir uma grande variedade de pessoas, o grupo escolheu a rua como espaço de representação e a bicicleta, veículo extremamente popular na Baixada Santista, para juntar-se às tradicionais carroças dos atores ambulantes.

O espetáculo “Farrandança” aborda o cotidiano de uma tradicional trupe de artistas mambembes. Calixto, o contrarregra, tem o sonho de ser ator, mas tem um obstáculo no meio do caminho: seu sogro e dono da companhia, Sr. Antonio, que teima em lhe “esfriar a cena”. Os atores utilizam as técnicas do teatro popular, com referências da commedia dell´arte, mímica e números de clowns.

ciclocenico

Os textos utilizados no espetáculo são adaptações de Joaquim Manoel de Macedo e de Karl Valentin, além de cenas criadas pelos atores. O espetáculo foi premiado por dois editais públicos: o FACULT, da Prefeitura Municipal de Santos e o PROAC (Programa de Ação Cultural) do Governo do Estado de São Paulo, Secretaria de Estado da Cultura e também conta com o apoio do Casarão Santa Cruz, da Universidade Santa Cecília e do Ilha Porchat Clube.

Ficha técnica – Farradança

Direção e Adaptação do Texto: Platão Capurro Filho
Com André Nunes, Bruna Telly, Daniel Valverde, Déia Oliveira, Camila Baraldi, Ernani Sequinel e Márcia Marques.
Diretora assistente e Preparadora Vocal: Fabíola Nascimento
Direção Musical e Trilha Sonora: Julinho Bittencourt
Projeto Cenográfico: João Paulo Rivera
Figurinos: Gilson de Melo Barros
Fotografia: Rodrigo MMorales
Idealização e Produção: Coisas de Teatro Cia. de Arte e Teatro Widia

Texto por Camila Baraldi