Texto porFlávia Saad
Santos (SP)

Mulheres engraçadas

Um dos presentes que ganhei de Natal do meu marido foi o livro Is everyone hanging out without me (and other concerns), da atriz americana Mindy Kaling.

Não conhece a Mindy? Tudo bem, eu perdoo.

mindy kaling comediante

Ela não é uma celebridade do tipo Kim Kardashian, que vive nas capas de revista de fofoca. Ao contrário: ela é a menina que adora ler as tais revistas no salão enquanto espera a depiladora chamar… Não fosse um pequeno detalhe: a Mindy é roteirista, diretora, atriz e produtora (UFA!) em uma das séries mais engraçadas da TV, The Office.

Não assiste The Office? Tudo bem, eu perdoo (mas vai lá procurar/baixar/ver no FX assim que terminar de ler este post).

Mindy tinha tudo para não dar certo em Hollywood: baixinha, de família indiana, nerd assumida, um tantinho acima do peso e com a voz de uma menina de 11 anos.

No livro, ela conta, entre outras coisas, como, desafiando todas essas características, foi parar em um show de TV que a levou para festas do Emmy e para a situação bizarra de conhecer gente como Ben Affleck e Jennifer Garner falando que eram fãs de The Office e assistiam o programa juntos toda quinta-feira.

Ou seja, se a Mindy pode, o que te impede de realizar seus sonhos?

Mas eu tô divagando… A Mindy é uma mulher engraçada. Uuuuhhhhh, tabu. Duas palavras que não combinam. Será?

Elas sempre foram o alvo das piadas masculinas na comédia ou então estavam lá apenas para mostrar o rostinho bonito (ou outros atributos) enquanto eles arrancavam as risadas do público. Sim, existiram atrizes incríveis que abriram as portas para o humor feminino como o conhecemos hoje, como Dercy Gonçalves (que vai ter sua vida contada em uma série na Globo a partir do dia 9 de janeiro de 2012) e Lucille Ball. Mas elas sempre foram a exceção. Viraram personagens de si mesmas.

Hoje, as meninas do humor têm em comum uma característica que eu, particularmente, acho fantástica: a gente quer ser amiga delas, de tão reais que elas são.

Gosto de imaginar Mindy, Dani Calabresa, Mônica Iozzi, Kirsten Wigg (que fez Missão Madrinha de Casamento – Bridesmaids), Tatá Werneck, Tina Fey (e a Amy Pohler de brinde, claro), Sarah Silverman e eu tomando uma caipirosca de maracujá estendidas na nossa cadeira de praia aqui no Embaré ou fazendo um chá da tarde bem barulhento e espantando todas as velhinhas do Santa Marta.

O Manual do Cafajeste tem um post muito legal sobre mulheres engraçadas, famosas ou não. Vale a pena ler, assim como o livro da Mindy Kaling.

A Mindy Kaling também escreve um blog, o The Concerns of Mindy Kaling, em que ela discute os produtos de beleza que comprou (ela ama baratinhos!!), as séries que está assistindo e outras coisas, bem, engraçadas…