O último post de 2011

Vou quebrar o protocolo e fazer um post mimimi e cheio de agradecimentos e sentimentalismo. 2011 acabou gente, faltam algumas horas. Andei meio sumida e espero que alguns aqui nem tenham notado, visto que as super parceiras Nath e Flávia continuaram mantendo o Juicy Santos com a corda toda. Tive um final de ano, digamos, inesperado. Mas a vida continua e tudo passa: menos as coisas boas que acontecem com a gente.

Em 2011 realizei alguns dos meus sonhos e algumas das minhas metas. Incluindo terminar uma faculdade por hobby, voltar a Nova York, atender à algumas metas profissionais, entre outras coisinhas. No meio desse liquidificador de planos, logo no começo do ano (em janeiro) surge um projeto que a princípio parecia meio ousado demais e impossível para mim, chamado Juicy Santos. Sim, esse blog onde você está agora.

Lembro do dia em que eu, Nath e Flávia nos reunimos no Santa Marta (no canal 3, em Santos) e comentei sobre a ideia com elas. O blog não tinha nome ainda (já já falo sobre a definição do nome) e foi nesse dia que conheci a Flávia Saad – nunca tínhamos nos visto até então. A Nath eu já conhecia por motivos profissionais. Naquele dia, além de um blog, iniciou-se uma amizade e muita sinergia.

Saímos do Santa Marta, num domingo de manhã calorento e as três ficaram de pensar sobre o projeto. As três toparam e ficamos de definir um nome… naquela mesma semana lembro de estar no cinema trocando e-mails freneticamente com elas, sobre qual seria o nome do blog. Foram tantas sugestões, algumas no melhor estilo “vergonha-alheia”. Até que chegamos em Merci Santos e Juicy Santos. Juicy levou.

Entre 23 de janeiro e 21 de fevereiro de 2011, tudo aconteceu muito rápido: logo, definição do layout, definição do modelo editorial, primeiras pautas, programação do site, uma loucura para menos de 30 dias. O Juicy Santos nasceu oficialmente em 21 de fevereiro, com uma longa história pela frente.

Colocar aqui tudo que fizemos em 2011 será complexo, então pensar num ponto de vista macro é melhor. No final das contas, o que importa é resultado, sem qualquer falsa modéstia eu acredito que realmente o Juicy Santos foi um divisor de águas na questão dos blogs regionais. E não digo isso como responsabilidade minha, da Flávia ou da Nathalia, mas sim de todas as pessoa que compraram as ideias desde o início. E foram muitas, das quais falarei mais para a frente.

Primeiro de abril de 2011 foi um dia que nunca vamos esquecer – na madrugada desse dia preparamos o post Polvo das torres da Ponta da Praia volta para o mar. E ficamos assustadas com o que vimos: mais de 1300 pessoas curtiram o post, que se espalhou rapidamente entre os santistas gerando muito buzz. Criamos, sem querer, um meme regional. Com direito a um perfil no Twitter @polvodastorres, cujo autor desconhecemos até hoje.

Já no dia seguinte, 02 de abril rolou o primeiro Juicyday: um encontro de blogs que marcou um início de união entre a Blogosfera regional, capitaneado pela Áname Dálida, que criou um grupo no Facebook para isso, ou seja, mais um divisor de águas para os blogs regionais.

O primeiro Juicyday deu para a gente uma sensação muito bacana, principalmente uma sensação deliciosa de termos apostado em um projeto certo. Nesse dia já conhecemos meninas incríveis, que nos apoiaram muito em toda essa trajetória do Juicy Santos desde então. Não vou me extender falando de nenhum dos Juicydays, pois todos foram mais que especiais e toda a documentação dos 4 Juicydays que realizamos está aqui para quem quiser acessar.

Criamos uma seção para documentar a “história contemporânea” de Santos que não está disponível na Internet, através da seção Nostalgia Santista. Isso incluiu alguns trabalhos de pesquisa, algumas horas de filmagem e contribuição de gente que ainda nem conhecíamos. Pastel Folhado, Cibus, Don Fabrizio, Lofty, Bar do 3, rádios locais, foram alguns dos temas.

Fomos convidadas para dar palestra, algo inimaginável no começo do blog. Saímos por aí, em restaurantes, lojas, shows, bazares, barzinhos, etc etc. Conciliamos nossos trabalhos com os blogs e arrastamos os namorados para várias pautas. Então acho que devemos começar agradecendo para os  companheiros do Juicy Santos: Maurício, Rafael e Guilherme, não necessariamente nessa ordem, merecem nosso agradecimento pela paciência e pelos ouvidos, hehehe.

A todas as novas amizades desse ano (seria impossível listar todas aqui), vamos colocar algumas que fizeram toda a diferença pelo apoio nos primeiros meses do Juicy Santos: Áname Dálida, Érica Rodriguez, Amanda Serra, Aline Brentegani, Éricka Rocha, Camila Marques. Aos que conhecemos no final desse ano, mas que bem por isso são menos importantes: Marcos Comune, Thais Polydoro, Alessandra Nava.

Às amizades que já existiam e ficaram ainda maiores: Grazi e Lela, Érica Minchin, famílias e amigos.

Um mega agradecimento especial para a primeira pessoa que acreditou no Juicy Santos como veículo, além de nós mesmas: Kennedy Lui. E a todos os que escreveram e colaboraram com o Juicy Santos durante esses meses: Gisele Prado, Otelo, Alê Nava…

Às amigas Nathalia e Flavia, um agradecimento individual da minha parte: obrigada pelas risadas, pelo empenho e por ter sido tão fácil ter dado certo desde o primeiro minuto. Vocês são especiais e talentosas, coisa que nem sempre é fácil achar dentro do mesmo frasco. S2.

E o principal: a todos os leitores, que são fiéis e os que chegam a cada dia: vocês sempre nos impressionam e nos motivam. Devemos confessar que não esperávamos tantos de vocês por aqui, mas que vocês fazem toda a diferença na festa.

Encerrem 2011 com Paul Newman, uma das cenas mais bonitas do cinema e uma das músicas que sempre faz sentido (principalmente para mim, agora, cada vez mais).

[9dYqlpJiL8g]

Em 2012, a única coisa que eu quero e desejo para vocês é o que faz sentido.