Texto porFlávia Saad
Santos (SP)

Exposição Estuário – Xilogravuras, de Fabrício Lopez

A Pinacoteca Benedito Calixto inaugura hoje, às 19h30, a exposição Estuário – Xilogravuras entre a serra e o mar, do artista plástico santista Fabrício Lopez.

A mostra conta com cinco xilogravuras sobre papel em grande formato, 40 em pequeno formato e duas matrizes xilográficas produzidas entre 2010 e 2011.

fabricio lopez xilogravura

A exposição faz parte da programação de aniversário de 25 anos da Fundação Pinacoteca Benedicto Calixto e ocupa o salão Roberto Mário Santini até o dia 31 de dezembro.

Fabrício Lopez é mestre em poéticas visuais pela ECA – USP sob orientação de Claúdio Mubarac, é membro fundador da Associação Cultural Jatobá – AJA e do Atêlie Espaço Coringa. Participou de diversas exposições coletivas como a “Gravure Extreme – Europalia”, “Trilhas do Desejo – Rumos Itaú Cultural”, “X Bienal de Santos”, (1° prêmio), “Novas Gravuras – Cité Internationale des Arts” em Paris/França, “XIII Bienal Internacional de Arte de Vila Nova de Cerveira”, em Portugal e “Arte Contemporânea no Acervo Municipal – Centro Cultural S.Paulo”. Participou também, do Encontro Panamericano de Xilogravura em Trois Riviérès, no Canadá, como artista convidado do Atelier Engramme na cidade do Québec e no CRAC (Centro de Residências para Artistas Contemporâneos, em Valparaíso/Chile, como prêmio do Programa Rumos, do Itaú Cultural.

Já teve suas obras expostas na Estação Pinacoteca, em São Paulo e no Centro Cultural São Paulo e integra os acervos públicos da Pinacoteca Municipal e do Estado de São Paulo, da Casa do Olhar, em Santo André/SP, da Secretaria Municipal de Cultura de Santos/SP e do Ministério das Relações Exteriores, com o 1º prêmio para obras em papel do programa de aquisições do Itamaraty.

Desde 2007, trabalha em seu ateliê no bairro do Valongo, no centro histórico de Santos, onde desenvolve trabalhos em grande formato e uma pesquisa de cor e sobreposição pictórica através da xilogravura. Desde 2008, coordena o Ateliê de Artes no Instituto Acaia, na Vila Leopoldina, em São Paulo.

No próximo dia 10 de dezembro (sábado), às 14h00, Fabrício Lopez recebe, na Pinacoteca Benedicto Calixto, o gestor ambiental e canoísta, Luis Vitor Hilsdorf para uma conversa. A programação é gratuita e aberta ao público em geral.

A Pinacoteca Benedito Calixto fica na Avenida Bartolomeu de Gusmão, 15, Boqueirão, em Santos. Estacionamento gratuito: Avenida Epitácio Pessoa, 100.