Texto porNathalia Ilovatte
TAGs

educação

Colégio Marza encerra atividades após 38 anos

A partir do início das férias, os grandes muros verdes da Avenida Ana Costa deixarão de abrigar estudantes da pré-escola, ensino fundamental e médio da Baixada Santista e, quem sabe, em breve nem estejam mais lá. O Colégio Marza, fundado em 1973 pela Tia Marza e pelo Tio Domingos, enviou na última semana uma carta a alunos e professores explicando que encerra neste ano as atividades, de acordo com os relatos de alunos e funcionários do grupo do colégio no Facebook.

No site do Marza ainda não há informações, e o jornal A Tribuna dá o futuro do colégio apenas como incerto, mas quem já passou pelo Marza organiza uma despedida, ainda sem data definida, e relembra os melhores momentos que viveu lá dentro com depoimentos e fotos. As histórias, contadas com saudade, bom humor e um nítido nó na garganta, mostram a grande importância do colégio na vida de quem já passou por ele.

Fica a sensação de lacuna em um pedaço da vida. Embora as memórias permaneçam para sempre, ver o colégio sempre tão igual, recebendo alunos, no mesmo lugar, parece uma conexão de cada um com o passado. É como ver sua história pessoal viva diariamente. E descobrir que o colégio vai encerrar as atividades é ter de aceitar que todo esse tempo bom agora pertence só ao passado e que tudo de melhor que existia ali dentro não mais vai ser vivido daqui pra frente, por novas gerações.

 

Quem já estudou no Marza e quer dividir as lembranças pode ir ao grupo do colégio no Facebook e postar as fotos e depoimentos. Se não se importar que a gente publique aqui também, é só avisar lá. Vamos reunir as lembranças mais legais e prestar nossa homenagem ao Marza. Já pedi pra minha avó desenterrar minhas fotos de pré-escola do fundo do armário, mas não riam do meu cabelo. Só acho uma pena que agora tenhamos que publicar essas fotos na tag “Nostalgia Santista”.

Agradecimento: Claudio Beltrame Monteiro