Texto porLudmilla Rossi
Santos

Tutti Quanti reinaugura em Santos

Uma das lojas mais tradicionais do Gonzaga (existe desde 1969!), a Tutti Quanti reabre amanhã com novo visual, mas com o mesmo estilo de vaguarda que fez sua fama entre avós, mães e netas santistas.

A nova loja Tutti Quanti terá peças de roupas e acessórios escolhidos a dedo, em um ambiente espaçoso e clean. A loja está no mesmo lugar há quase quatro décadas e merece a nossa atenção. Não é apenas uma loja, mas um empreendimento que faz parte do cenário do Gonzaga e do guarda-roupa de gerações.

Veja bem, no ano em que a loja abriu a maioria de nós ainda não era nem protótipo. Provavelmente nossos pais ainda estivessem namorando no maior clima Woodstock, o homem ainda estava pousando na lua pela primeira vez, Tocantins e Goiás eram um único estado, o Led Zeppelin lançava seu primeiro disco e a primeira conexão da ARPANET (a avó da Internet) era estabelecida. Resumindo: 1969 é a razão desse blog existir.

No mesmo ano em que os Beatles eram clicados em Abbey Road tornando aquela foto um ícone de várias gerações, Glória também esteve em solo inglês e teve a ideia de fundar, junto com sua irmã Amélia Costa a loja Tutti Quanti. Foi a King´s Road em Londres, local onde as pessoas interessantes circulavam e onde existiam as lojas mais lindas e loucas de Londres nos anos 60, que inspirou a abertura da loja santista.

Como o mercado regional era carente de uma proposta de vanguarda no vestuário, a Tutti Quanti fez um tremendo sucesso, sendo uma das primeiras compradoras de grandes nomes da moda brasileira, Vale lembrar que na época, esses grandes nomes da moda eram “jovens estilistas”, apoiados por Glória e Amélia em suas compras como lojistas. Entre eles estão Marcos Sabino, Renato Kherlakian (Zoomp), Fause Haten, Graça Ottoni, Mariazinha (Mara Mac), Company, Ana e Jorge Kauffman (Aquarela), Yes Brazil, entre outros.

 

40 anos depois…

Quem mora em Santos sabe que o Gonzaga e seu varejo enfrentaram épocas bastante turbulentas. Além de ter “sobrevivido” às insanidades da economia brasileira, a Tutti passou por dezenas de planos econômicos e muitos acontecimentos, como o falecimento de Amélia em 2007).

Através da vontade empreendedora das jovens Fernanda Barroso (sobrinha de Glória e filha de Amélia) e Juliana Chaves (nora de Amélia) a Tutti Quanti continuará sua história. A proposta atual é a revitalização da marca, mantendo o conceito e a essência originais, com supervisão e consultoria de Glória.

A loja permanece no mesmo local e teve sua arquitetura repaginada, sendo outro item que sempre chamou minha atenção: a loja desde sempre é muito diferente, com uma vitrine inédita, desníveis no piso e detalhes circulares bem a frente do seu tempo (lembrando, 1969 gente!).

Em Santos a Tutti Quanto traz Alcaçuz, Lilla Ka e Marcos & Rudycom exclusividade. Além de vários outros achados, mantendo a vanguarda estabelecida pelas fundadoras.

A loja reabre ao público no sábado, 26 de novembro de 2011. A Tutti Quanti é patrimônio e ORGULHO do Gonzaga! Vamos prestigiar?