Texto porLudmilla Rossi
Santos

Seminário Internacional de Cultura e Transformação Urbana

A cidade de Santos e a região da Baixada Santista estarão representadas em um importante seminário que acontece nos dias 22 e 23 de novembro de 2011 na cidade São Paulo, no SESC Belenzinho. O evento, que contará com a participação do presidente do Santos e Região Convention & Visitors Bureau, Luiz Dias Guimarães, e de representantes de equipamentos e festivais culturais de diversos países, discutirá a transformação urbana e arquitetônica das cidades ao redor do Mundo, estimulada pela Cultura e pela Arte.

Guimarães foi convidado a participar do debate sobre Ícones Culturais de Transformação Urbana por causa de sua intensa participação no processo de revitalização do Centro Histórico de Santos e recuperação da Linha Turística do Bonde ao longo dos anos. Ao lado do arquiteto Jorge Wilheim, ele mediará os debates entre o público e os palestrantes Roberto Gómez de la Iglesia, director da c2+i, que falará sobre o Museu Guggenheim, em Bilbao, na Espanha; e Stéphane Lavoie, diretor geral do TOHU, no Canadá.

“É uma grande honra para nós esta possibilidade de compartilharmos da experiência que tivemos com a revitalização do Centro Histórico com personalidades de tão importantes pólos culturais”, afirma o presidente do Santos e Região CVB. “A humanização dos espaços, no estímulo da convivência, é uma forte aliada na implantação de projetos de transformação urbana”.

O encontro tem curadoria de Ana Carla Fonseca – economista, doutora em Urbanismo e especialista internacional em economia criativa e cidades criativas. Ela explica que o seminário oferecerá aos participantes a oportunidade de conhecer, analisar e debater sobre a inserção dos festivais e equipamentos culturais nas cidades em que operam.

Na oportunidade, serão discutidas formas de reforçar essa relação, como o estímulo aos processos de parceria, envolvimento comunitário e governança. Também estarão em pauta as estratégias, as ações, os indicadores e os levantamentos dos impactos, realizados por alguns dos mais importantes projetos culturais do mundo. E, finalmente, os convidados vão debater sobre como realizar estas ações no sentido de efetivar o processo de transformação urbana.

“A realização deste seminário parte do princípio que, ao longo das duas últimas décadas, várias cidades em diferentes continentes vêm investindo em ícones culturais de envergadura mundial”, explica Ana Carla. “Uma série de fatores, como a a mobilidade turística, a desindustrialização de parte das grandes cidades, a necessidade de novos usos para os espaços, e a valorização da cultura como setor econômico geraram três estratégias que vêm sendo adotadas ao redor do Globo”.

A primeira busca novas funções para edifícios que se desvincularam do tecido socioeconômico urbano, em sua maioria heranças industriais de atividades transferidas a outras regiões. Como exemplo desta categoria, serão debatidas no seminário a Tate Modern (antiga central elétrica, em Londres), o TOHU (um dos maiores centros mundiais de formação em circo, em Montreal), e a Le Lieu Unique (antiga fábrica de biscoitos Lefèvre-Utile, em Nantes), além do paulistano Sesc Fábrica Pompeia.

A segunda estratégia envolve a construção de novos edifícios de arquitetura arrojada, como o Museu Guggenheim (Bilbao) e a Rede de Bibliotecas (Bogotá e Medellín). Localizados em áreas degradadas da cidade ou até mesmo possibilitando um eixo de desenvolvimento, são apresentados como vetores de processos de renovação das dinâmicas urbanas.

A terceira cobre festivais organizados de dentro para fora, baseando-se em uma profunda essência local, para projetarem-se mundialmente. É o exemplo da Festa Literária Internacional de Paraty (FLIP) e dos Festivais de Edimburgo (criado em 1947).

O evento contará com quatro mesas de debates, sendo duas a cada dia. Oito casos referenciais no mundo, porém bastante distintos, estarão em discussão: Rede de Bibliotecas de Medellín (Colômbia), l’Île de Nantes (França), Tate Modern Gallery (Londres), Museu Guggenheim (Bilbao, Espanha), TOHU (Montreal, Canadá) e SESC SP, Festivais de Edimburgo (Escócia) e FLIP (Paraty).

Serviço
Seminário Internacional de Cultura e Transformação Urbana
Dias 22 e 23 de novembro – quarta e quinta – das 10h às 18h
Público alvo: profissionais e estudantes das áreas de arquitetura, urbanismo e gestão cultural e demais interessados.
Inscrições abertas até o dia 22 nas Centrais de Atendimento das Unidades do SESC (interior e capital).