Texto porFlávia Saad
Santos (SP)

Programação da Sansex – Mostra de Cinema e da Cultura da Diversidade Sexual de Santos

Dia 1º de dezembro é Dia Mundial da Luta Contra a Aids. Agora, a data também terá um significado importante para a cidade de Santos. Quinta-feira marca a estreia de um projeto incrível, a Mostra de Cinema e da Cultura da Diversidade Sexual de Santos – Sansex.

A ideia surgiu na última edição do Curta Santos, com o objetivo de valorizar produções artísticas, modificar paradigmas e promover discussões sobre a sexualidade humana e a comunidade LGBT em Santos e região e no país.

Até domingo, são quase 100 horas de programação cultural, voltada a todos os públicos, em cinemas, teatros, universidades e pontos de cultura espalhados pela Baixada Santista.

sansex santos sp

Os encontros devem reunir cineastas, estudantes, pesquisadores, artistas, militantes, comunidade LGBT e público em geral interessado na temática, por meio da linguagem audiovisual, que até então era somente vista em uma sessão especial (Curta Cris) do Curta Santos – Festival Santista de Curtas Metragens, e das demais expressões de arte, envolvendo espetáculos e shows, entre outros do gênero.

A abertura da primeira edição da Sansex acontece na quinta-feira, às 20h30 no Theatro Guarany, no Centro de Santos. O ex-BBB, cantor, ator e maquiador Dicésar, também conhecido como Dimmy Kieer, será o mestre de cerimônias, que contará ainda com a presença do fundador do grupo Ipupiara, Beto Volpe, que vai falar justamente sobre a luta contra a Aids. Serão exibidos os curtas-metragens Sem Purpurina – A realidade LGBT na Baixada Santista e Não Quero Voltar Sozinho.

A mostra terá exibições de curtas metragens no Cine Roxy do Shopping Pátio Iporanga, localizado na Avenida Ana Costa, no Gonzaga, em Santos. As apresentações ocorrem na sexta-feira (2) e sábado (3), sempre às 20 horas. Em seguida, realizadores convidados discutem o tema com os espectadores. A organização solicita a retirada dos ingressos gratuitos a partir das 19h30.

Teatro

Na sexta-feira, o Sesc Santos, localizado na Avenida Conselheiro Ribas, 136, na Aparecida, recebe a peça ‘Dizer e Não Pedir Segredo’ que retrata com delicadeza e contundência o universo da homossexualidade no Brasil, com direção de Luiz Fernando Marques, criação, pesquisa e dramaturgia de Ivan Kraut, Luiz Fernando Marques, Luis Gustavo Jahjah, Daniel Viana e Ronaldo Serruya (os três últimos também no elenco).

No sábado, a biblioteca pública Mario Faria (Posto 6) é a sede do sucesso caiçara Dama da Noite, um monólogo dramático de Luiz Fernando Almeida sob a direção de André Leahun. E, às 22 horas, no Espaço Teatro Aberto (Praça do Andradas , 102), a programação teatral se encerra com o espetáculo Requiem para um rapaz triste, com o ator Rodolfo Lima , também inspirado na obra do autor gaúcho Caio Fernando Abreu (1948-1996).

Oficina

Já falamos sobre a oficina de documentários de Ricky Mastro aqui no blog. Os participantes vão produzir um documentário com temática sobre a diversidade durante o evento com o tema “Como queremos ser vistos na tela?”. A atividade acontece durante os quatro dias de realização do evento e tem como sede o Centro Universitário Monte Serrat (Unimonte) localizada na Avenida Rangel Pestana, Vila Mathias, das 14 às 18 horas. As inscrições gratuitas poderão ser efetuadas enviando o currículo pelo email [email protected].

Ricky Mastro é formado em Artes Cênicas pela University of Washigton (Seattle – EUA) e em Cinema pela Fundação Armando Álvares Penteado (FAAP). Além de diretor, Ricky é documentarista e roteirista e realizou nos últimos cinco anos mais de sete curtas metragens trabalhando com atrizes como Imara Reis, Nyrce Levin, Ângela Barros e Sara Sarres que fez a sua estréia no cinema com o curta-metragem Cinco Minutos.

Mesa-redonda

A atriz e diretora Renata Carvalho será a mediadora do debate que vai discutir o atual cenário das políticas para a diversidade sexual e o caminho para uma cidade sem homofobia, que acontece no sábado, dia 03, a partir das 17 horas no Sesc, em Santos.

Literatura

O escritor João Nery lança na Realejo Livros, em Santos, “Viagem Solitária”, livro autobiográfico que conta a história do autor que, no final da década de 70, ousou e fez uma cirurgia de mudança de sexo. Nascia ali o relato do primeiro transhomem operado no Brasil. O lançamento ocorre na sexta-feira (2), Às 19 horas. A livraria localiza-se na Avenida Marechal Deodoro, 2, Gonzaga.

Foi durante a Ditadura Militar, em 1977, que se submeteu à primeira cirurgia de mudança de sexo. Naquela época, as clínicas e os hospitais ainda não estavam liberados para fazer esse tipo de cirurgia, e os médicos que se propunham a realizá-las eram considerados mutiladores, a ponto do médico que operou o João chegar a ser indiciado – e condenado a  2 anos de prisão – por lesão corporal por uma mesma cirurgia de mudança de sexo, feita em 1971.

Festas e shows

Ao final de cada dia o público poderá aproveitar as festas temáticas produzidas especialmente para a primeira edição da Sansex. A programação dos eventos noturnos começa na quinta-feira (1º), às 23 horas, com a Festa Quinta Queen no Net Bar (Rua Floriano Peixoto, Nº 302, Pompeia – Santos). No dia seguinte, sexta, às 24 horas, é a vez da The Club Litoral (Alameda Paulo Gonçalves, 680, Itararé, São Vicente) receber a Noite Sansex .

No sábado, às 23h30, a Tribal Club (Rua Júlio de Mesquita, 165 – Vila Mathias) também torna-se a sede da Noite Sansex e domingo, às 18 horas acontece a ação Música com Jogatina, no Rosa Marinho (Rua Visconde do Rio Branco, 16, Centro de Santos). Todas as casas tem classificação indicativa para maiores de 18 anos.

Consultas, exposição e orientações

Na abertura no hall do Teatro Guarany acontece a exposição Campo Fértil: Potencial da Vida do escultor Marcio Garrido, seu trabalho é feito em madeira, e há mais de vinte anos confecciona suas peças a partir de árvores já cortadas, que não seriam utilizadas para outros fins, a preocupação com o meio ambiente é uma forma de integrar sua obra com o meio social.

Dias 1 e 2 de dezembro, entre 9h30 e 11h30 haverá plantão de orientação jurídica para a comunidade LGBT na OAB-Santos (Praça José Bonifácio, 55 – Centro – Santos.

Na sexta e no sábado o Quiosque da Cris (Avenida Ayrton Senna da Silva, 01/01B), em São Vicente, recebem os filmes curtos sucessos da internet . E em todos locais teremos a intervenção do Centro de Testagem e Aconselhamento da Secretaria Municipal de Saúde.

Encerramento

Acontece a partir das 19h30 no Cine Roxy do Shopping Pátio Iporanga, no Gonzaga em Santos. Na ocasião haverá a exibição do longa-metragem inédito na região Elvis e Madonna, do premiado diretor Marcelo Laffitte com os atores Simone Spoladore e Igor Cotrim no elenco.

Realização

É feita pela equipe do Olhar Caiçara também responsável pelo Curta Santos contemplada com o apoio do Governo do Estado de São Paulo, Secretaria da Cultura, Programa de Ação Cultural 2011. Conta com o apoios institucionais do Prefeitura de Santos, Sesc Santos , Oficina Cultural Pagu, OAB-Santos e Unimonte. E ainda tem os apoios culturais de Roxy Cinemas, Rizzieri Eventos, Superbacana produções, Espaço Teatro Aberto, Livraria Realejo, Associação Vida e Esperança, Tribal Club, The Club, Wallace Nigth, Rosa Marinho Lounge Bar e Quiosque da Cris.

A programação completa está no site da Sansex.