Texto porLudmilla Rossi
Santos

Pele oleosa – base

O verão está aí e a pele oleosa chega junto com ele. Minha pele, in fact, é mista mas no verão a situação fica terrível: o entra e sai dos ambientes frio-calor, o vento quente (ou a ausência dele) e a correria diária deixam o rosto brilhante numa maratona de 8 horas. Faço há algum tempo uma pesquisa sobre as bases amigas que nos ajudam a manter a dignidade fotográfica até o fim dos dias de calor.

Para ver as texturas das mesmas e para ter um comparativo: sou NW25 da MAC. Tenho uma 2 bases líquidas da MAC que poderia comparar também, mas não acho que elas funcionem tanto no calor (Face & Body e Mineralize Satinfinish). Os produtos que comparei são:

  1. Smashbox Backdrop Cooling Tint (COR 2) – SPF 15
  2. Chanel Mat Lumière Ginger Intensity (COR 44) – SPF 15
  3. Laura Mercier Tinted Moisturizer (COR Nude) – SPF 20
  4. Vichy Normaderm Teint (COR 15)  – Sem SPF

Bases para pele oleosa

A da Smashbox é a mais líquida e o legal dessa base é o efeito mentolado que ela oferece. Sério, ela é a base com sensação de bala de hortelã / menta e deixa o rosto bem refrescante. Ela não é bem uma base e sim um hidratante colorido que oferece uma cobertura mais fina e com a dádiva da proteção solar. Sempre que uso um hidratante colorido apelo para esse primer também da Smashbox, que é fantástico! Assim “quebra” a oleosidade do hidratante. Comprei há um tempão na Brigette´s Boutique por U$ 19.

Já a Chanel Mat Lumière é uma base, mesmo, vulgo reboquinho. Grossinha, efeito matte, mas só na pra usar em dia de festa. É ESTUPENDA para fotografia, mas pouco natural sob a luz solar / iluminação. Sem chance de pegar o busão ou ir ao shopping com ela: você vai parecer dançarina que acabou de sair da apresentação. Como só a uso em festas, seu uso é bem limitado pelo precinho substancial. U$ 49 nos freeshops da vida e por doloridos R$ 216 na Sacks.

A Laura Mercier (assim como a Smashbox) é um hidratante colorido, de efeito super natural e leve. Amo porque tem protetor solar e mata 2 coelhos. Mas a pele fica oleosa em dias de calor se não usar um primer antes, fato. De qualquer forma ela é a minha vice-campeã pelo fato de trazer o protetor solar junto. O preço: U$ 17 na Sephora (EUA), pelo tamanho menor, pois há uma versão maior desse produto.

A Vichy Normaderm Teint é a melhor base para pele oleosa que já usei. Ela segura mesmo, dá um efeito hiper natural, hidrata e não obstrui os poros. Só tem um defeitinho: não tem filtro solar. Tento resolver esse probleminha usando um pó com FPS. Mesmo assim é a que apresenta melhor custo benefício: R$ 79 por 30 ml  (na Drogasil do Gonzaga), que rendem muito. O produto é importado pela L´Oreal Argentina, então se você tem uma viagem para Buenos Aires marcada, aproveita para arrematar esse produto por lá por um preço mais amigo.

Produtos para pele oleosa

As bases comparadas nesse post estão na foto acima.

 

E as bases em pó?

Elas também são excelentes para o verão, além da praticidade. Mas vou deixar o detalhamento para outro post. Eu particularmente acho as bases líquidas mais eficientes para unificar a pele e as bases em pó uso nos dias mais preguiçosos ou casuais. Também tenho a impressão que o pó não cumpre tão bem o papel de proteção solar, mas nada científico, é uma percepção minha mesmo.

Qual a diferença entre base e hidratante colorido?

A diferença entre base e hidratante colorido é a cobertura que será oferecida. Faça o seguinte: pegue um hidratante facial que você ama e misture com a sua base (corretivo também serve) mais concentrada: pronto, você terá um hidratante colorido, com cobertura natural. São ótimas opções para se maquiar sem parecer que está maquiada e de quebra conservar a saúde da pele. Nesse post citei o da Smashbox, Laura Mercier e outras marcas gringas também tem essa categoria de produtos (Khiel´s, Lancôme, Shiseido). No entanto não conheço marcas nacionais que fabricam esse produto. Acabei achando o da Mahogany nesse link.

Outros produtos para pele oleosa

Outros produtos bons para aguentar a oleosidade do verão: Effaclar K (La Roche-Posay), Clinique Dramatically Different Mostuirizing Gel (AMO!), Água Termal e Renew Reversalist Espuma de Limpeza (AMO!).