Texto porJuicy Santos
Santos

Chickenfoot: Van Halen + Red Hot Chili Peppers + Satriani

Sempre fiquei com um pé atrás com as chamadas superbandas. Aquelas formadas por figuras já carimbadas do rock, que resolvem se unir para fazer um som diferente. Mas com o Chickenfoot, que se enquadra nesse tipo de definição, só houve acertos até o presente momento.

banda chickenfoot

O grupo é formado por Sammy Hagar (guitarra e voz), Michael Anthony (baixo), Joe Satriani (guitarra solo) e Chad Smith (bateria). Os dois primeiros vieram do Van Halen, enquanto que Chad Smith é o baterista oficial do Red Hot Chili Peppers. Satriani sempre desenvolveu carreira solo instrumental como um guitarrista virtuoso de talento inquestionável.

A fusão desses quatro talentos produziu dois discos. O segundo deles, batizado ironicamente de III, é um primor. Rock´n roll básico, bem no estilo dos anos 70. Os caras parecem mesmo estar em uma eterna jam session, muito embora sejam canções inéditas, compostas para o disco.

Eu ousaria dizer que os destaques são o incrível vocal de Sammy Hagar (intácto, apesar do relativo tempo de estrada que ele tem) e os poderosos riffs de Satriani, que abre mão dos solos de escalas pentatônicas em favor do bem estar do rock.

Mas isso não desmerece a eficaz cozinha ritmica de Michael Anthony (outro veterano no baixo) e Chad Smith (outro talento nato nas baquetas). Ambos complementam com precisão o grupo.

Entre as canções desse trabalho mais recente, curti muito Alright, Alright e Big Foot, cujas sonoridades remetem aos ícones dos anos 60/70. Há influências até de Deep Purple, facilmente perceptíveis nos riffs de Big Foot.

Chikenfoot é um projeto musical que vale a pena ser ouvido. Pelo menos para quem curte o rock clássico tradicional, na linha dos férteis anos 70.

 

By: Luiz Otero