Texto porFlávia Saad
Santos (SP)

Feira de Orgânicos no Jardim Botânico de Santos

Frutas, legumes e verduras livres de agrotóxicos estarão à venda na 1ª Feira de Produtos Orgânicos de Santos, que acontece sábado e domingo no Jardim Botânico Chico Mendes. Além de comprar itens saudáveis para a semana toda, é uma boa chance de passar um tempo em contato com a natureza.

Durante o final de semana, serão realizadas oficinas e palestras gratuitas sobre os produtos orgânicos e seus benefícios. Além dos hortifrutis, o público também poderá comprar leite, iogurtes, queijos, requeijão, manteiga, geleias, pães e sorvetes produzidos sem agrotóxicos ou conservantes.

O objetivo da feira é popularizar os produtos orgânicos e torná-los mais acessíveis aos consumidores. A intenção dos organizadores é transformar, num futuro próximo, o evento em semanal, quinzenal ou mensal para que a população da região tenha mais um espaço para a compra de produtos orgânicos direto dos produtores e fornecedores, como já existe em cidades como São Paulo, no Parque da Água Branca, e em Curitiba, no Passeio Público.

“Cada vez mais pessoas buscam informações sobre produtos orgânicos e, consequentemente, consomem mais esse tipo de alimento. Uma parte da população já está  preocupada em consumir alimentos mais saudáveis. “, explica uma das organizadoras do evento, Ana Claudia Monteiro Ometti, responsável pela Hortaalegre.

Sábado, dia 24/9, das 11 às 12 horas, está marcada a palestra Mitos e Verdades dos Produtos Orgânicos – Em busca de uma alimentação saudável e a oficina de Alimentação Viva, ambas ministradas pelo proprietário da Santos Orgânicos, Klauss Roedel, e pelo biólogo e educador ambiental Lucas de Lauro Montanarie. No domingo, dia 25/9, no mesmo horário, o engenheiro agrônomo e fiscal federal agropecuário Marcelo Silvestre Laurino fala sobre a Agricultura Orgânica e a legislação brasileira.

A feira acontece das 9 às 14 horas, no Jardim Botânico Chico Mendes (Rua João Fracarolli, s/nº, Bom Retiro, Zona Noroeste). A entrada é gratuita.