Texto porJuicy Santos
Santos

Don Fabrizio – Restaurante em Santos

A Alessandra nos enviou esse material incrível sobre o restaurante Don Fabrizio. Há alguns meses atrás nós lançamos a seção Nostalgia Santista, que visa documentar a história contemporânea da nossa cidade que não está tão presente na Internet. As pessoas, os estabelecimentos e os fatos que marcaram a vida da cidade de uns 30 anos para cá. Comentamos com a Alê que estávamos atrás desse material, e ela disse que nos mandaria algumas coisas do Don Fabrizio. O resultado você confere nesse post.

Durante minha infância, sempre encontrava na casa dos meus avós uma senhora de sotaque italiano, muito delicada, que falava baixinho. O nome dela era Josephina e tinha um ar triste pois o marido dela estava muito doente. Seu nome era Dino e ele era um dos filhos do Don Fabrizio. Eles tinham mudado para São Paulo, mas ela e a filha vinham constantemente para Santos e sempre jantavam com a minha família: jantares com muito vinho e nostalgia.


Cartão de visitas do Restaurante Don Fabrizio. Acervo Novo Milênio.

Foi através desses jantares, que eu, ainda criança me familiarizei com o nome: “ Don Fabrizio” . O Don Fabrizio foi um restaurante fundado em Santos em 1954 por imigrantes italianos da região de Firenze. Eles vieram para Santos na mesma época que a Sra. Liliana, do famoso restaurante Liliana também chegava à cidade. O restaurante Don Fabrizio era famoso pela comida e alegria, cantoria, e pelas famosas festas de Reveillon.

A ligação do D. Fabrizio e minha família foi explicada pelo vínculo entre a Signora Natalina, a grande matriarca, mãe do Don Fabrizio e minha bisnonna Sttuarda Nava (que em 1982 foi a Mamma do ano pela Societá Italiana de Santos). As duas se viam quase diariamente, eram da mesma região, falavam o italiano toscano, riam e bordavam. Os filhos seguiram a mesma amizade, e a família Nava e Tattini estavam sempre juntas.

Nos réveillons, era servido fettuccine flambado ao lado da mesa, melão com prosciutto, camarão na moranga e depois do jantar tudo virava um grande carnaval com marchinhas e muita alegria! O Don Fabrizio fechou em Santos para dar lugar a Rua Claudio Doneux e deixou saudade para quem viveu sua época.


Elleonora Andreuccetti Nava, Marcio Dales Nava e Enzo Dales Nava

 


Sttuarda Andreuccetti Nava

 


Reveillon no D. Fabrizio ( década de 70)

Crédito das fotos: Enzo Nava
Texto por Alessandra Nava

 

Comentário do Juicy Santos

Um beijo imenso para a Alê que se propôs a compartilhar essas imagens e momentos conosco. E ao Enzo Nava que estava com uma máquina fotográfica na mão na década de 70 para registrar isso, e para publicarmos aqui no Juicy 40 anos depois!

O restaurante Don Fabrizio fechou por volta de 1978, para dar espaço à Rua. Claudio Doneux e ao edifício Luxxor (onde fica o Banco do Brasil do Gonzaga).


Ed. Lutécia, 1953. Créditos Novo Milênio.

Se você (ou seus pais, ou seus avós) tiverem mais lembranças do Don Fabrizio, deixa aqui nos comentários! E quem estiver nostálgico, dá uma passadinha na nossa seção exclusiva chamada NOSTALGIA SANTISTA: lá tem Bar do 3, Restaurante Cibus, Lendas da Noite Santista.