Texto porLudmilla Rossi
Santos

Produção literária na Baixada Santista

Qual a situação do meio literário santista? Há incentivos? Como fazer para publicar as obras?

Em 20 de agosto de 2011 acontece o 1º CineZen Literário: Bate-papo beneficente abordará eventos e produção literária na Baixada Santista. O evento acontecerá no Ao Café, reunindo os escritores Cláudia Brino, Madô Martins, Marcio Callegaro, Regina Alonso, Sidney Sanctus, Valdir Alvarenga e Vieira Vivo. Todos desempenham relevantes papeis na fomentação do setor, publicando seus trabalhos de forma independente e incentivando a literatura, levando informação e dando oportunidades à população. André Azenha, editor do site, organiza e será o mediador do bate-papo.

O evento é beneficente e pede-se um quilo de alimento não perecível ou uma lata tradicional de Mucilon para colaborar com a Casa Vó Benedita.

O Ao Café (www.aocafe.com.br) fica na Avenida Siqueira Campos, 462, no Boqueirão, esquina do Canal 4 com a Rua Doutor Lobo Viana.

| Valdir Alvarenga e a Mirante seguem firmes e fortes na disseminação cultural
| Sidney Sanctus e o amor pela poesia e as artes
| Papo com Cláudia Brino e Vieira Vivo
| Regina Alonso em papo exclusivo
| Antologia Comtempoemidade é amálgama de relações espaciais
| Maria das Dores Martins da Silva, a Madô Martins

 

Apoio cultural

CineZen
Site independente sobre cinema, DVD e Blu-ray, TV e eventualmente literatura, quadrinhos, teatro, música e artes plásticas, lançado em 29 de março de 2009. Tem o objetivo de informar, analisar obras e cobrir eventos dessas áreas (com atenção para a Baixada Santista) e prestar serviços. Semanalmente publica críticas das estreias de cinema e lançamentos em home vídeo, desde filmes contemporâneos até clássicos e cults. Conta com colaboradores de Santos, São Paulo, Santa Catarina, Recife e em 2010 firmou parceria com a Cinemaki, rede social para a discussão de cinema, com membros do Brasil, Argentina, Chile, México, Colômbia, Peru, Venezuela, Espanha, Índia, Estados Unidos e Reino Unido. Atualmente conta com 56 mil acessos únicos mensais. Pode ser acessado pelos endereços www.cinezen.net ou www.cinezencultural.com.br. Contatos: [email protected] e (13) 9744-3726.

Ao Café
Instalada em uma aconchegante casa, rodeada de muito verde, a Cafeteria Ao Café, inaugurada em maio de 2006, se ressalta não só pelo atendimento personalizado, mas principalmente como um local onde se respira cultura. O cardápio possui 20 tipos de café, entre gelados e quentes. Quem preferir um chazinho, a casa possui 33 opções: nacionais e importados, quentes ou gelados. Foi a primeira cafeteria a trazer para a cidade de Santos as famosas sodas italianas. São oito sabores, destacam-se: amora, cereja e maçã-verde. A cafeteria também oferece cervejas long neck Bohemia Pilsen, Bohemia Escura, e a belga Stella Artois, e sorvetes da marca La Basque. Para acompanhar as bebidas a tentação fica por conta dos bolos e salgados. A programação cultural da casa é eclética e pode ser conferida no site www.aocafe.com.br.